Aprendendo inglês com imagens

Este post já foi lido 1325 vezes desde 27/06/2015

Imagens e gestos são uma “linguagem universal”. Mesmo sem entender o idioma japonês, você entenderá, por exemplo, quando alguém do Japão fizer o sinal clássico de cumprimento. Outro exemplo é quando alguém mostra a você apenas o dedo polegar levantado. Com relação a imagens, mesmo que você não saiba como se diz avião em inglês, se você vir a foto de um num site britânico você saberá que a reportagem tem algo a ver com aviação.

No que se refere a imagens pelo menos, uma imagem de um avião tem o mesmo significado no Brasil, na Itália, na Inglaterra e na Rússia. Sendo assim, porquê não aprender inglês com imagens, ou seja, usar imagens para melhorar seu aprendizado de inglês? Essa dica é útil especialmente para quem não consegue pensar em inglês, ou ainda para quem demora para  ouvir uma informação e responder por fazer o processo mental de traduzir a informação para o português, imaginar como responderia em português e depois traduzir novamente para o inglês. Esse processo requer mais “processamento” da sua memória e você acaba demorando mais tempo do que deveria. Se você focar apenas no inglês, com o tempo fará isso de maneira mais rápida e automática.

aprender inglês com imagens

Sendo assim, vou dar algumas dicas para você que deseja aprender inglês com imagens, ou seja, de uma forma visual.

DICIONÁRIOS VISUAIS

Existem dicionários online que funcionam de forma visual, ou seja, possuem a palavra e uma ilustração relacionada. Assim fica mais fácil de memorizar. Fiz um post intitulado Dicionários Visuais Online há algum tempo, e sugiro que você dê uma olhada nele.

FLASH CARDS

Sabe aqueles joguinhos de “cartas” onde você tem uma palavra de um lado e do outro uma imagem relacionada (às vezes até mesmo do mesmo lado)? São os chamados flash cards. Funcionam de maneira parecida com os métodos de alfabetização usados nas séries iniciais. Existem programas e sites online para você criar seus flash cards, mas falarei sobre isso mais detalhadamente outro dia.

JOGOS ONLINE

Existem vários jogos que trabalham com imagens e as palavras correspondentes em inglês. Vou mencionar dois que encontrei. O primeiro se chama Lulu, e nele você tem as palavras à esquerda e deve clicar na imagem que representa o que foi pedido do lado direito. É dividido em algumas categorias, como Animals (Animais), Food and Drinks (Comidas e Bebidas),  Clothes (Roupas), entre outros.

O segundo jogo é chamado de Matching Games, e nada mais é que jogo da memória, onde você deve formar os pares entre a palavra e sua imagem correspondente. Possui 36 categoriais diferentes e parte gráfica é mais bem desenvolvida que a do jogo mencionado no parágrafo anterior.

GOOGLE IMAGENS

Já falei aqui sobre como usar o Google para aprender inglês (veja também a parte 2). O que não mencionei nos post em questão foi que é possível usar o Google Imagens para aprender inglês. É muito simples: na janela do site, digite a palavra (ou até mesmo frase) que você deseja que serão exibidas imagens relacionadas com o que você digitou. Vamos pegar por exemplo a palavra lobster. Não sei se você sabe o seu significado ou não. Em todo caso, vá até o Google Imagens, digite esta palavra e pressione Enter. Tenho certeza que você descobrirá rapidinho o que é lobster. Caso você tenha feito essa “experiência”, deixe comentário.

Se você tentar com frases, aparecerão resultados relacionados também. Ex: se você digitar “he is running“, verá fotos e imagens de homens correndo. Já se digitar “she is running“, aparecerão mulheres correndo, e assim por diante.

Para finalizar, uma sugestão: abra o Google Imagens e pesquise pelas 6 palavras abaixo. Sem olhar sua tradução nem significado, deixe comentário dizendo o que você acha que é:

  • lightning;
  • chair;
  • Goofy;
  • stem;
  • woodcutter;
  • mustache;

E você, utiliza outro método para aprender inglês com imagens? Deixe comentário!

Até mais,

Ueritom

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.