Boas notícias para quem aprende inglês!

Este post já foi lido 1999 vezes desde 27/06/2015

O post de hoje foi escrito pelo Frank Florida, um dos poliglotas que mencionei há alguns dias e que me inspiraram a apender outro idioma. Ele viaja mundo afora há 11 anos e atualmente está na província de Cebu, nas Filipinas. Ele também é colunista no English Experts, onde ele escreve, entre outras coisas, uma seção chamada Around the world in 80 yearsonde ele conta um pouco de suas aventuras ao redor mundo.

A meu convite, ele escreveu um guest post para o blog, que segue:

***

Olá, meu nome é Frank Florida… Sou gringo, e já trabalho como professor de idiomas faz duas décadas. Ao longo desse prazo, ensinei dezenas de milhares de alunos… E durante os últimos doze meses, os perguntei o que eles REALMENTE querem dos seus estudos de inglês. Qual seria o resultado ideal… A vida perfeita que você poderia viver com fluência em inglês?
E algumas das respostas têm sido surpreendentes…
1. O motivo mais importante porque tantos brasileiros estão correndo atrás da tanto desejada fluência em inglês é carreira.
Muitos já perderam testes ou vagas de emprego pelo fato de não dominar o idioma, e eles querem lutar de igual para igual com outros candidatos.
Outros são conscientes do fato que a fluência numa língua estrangeira pode mais do que dobrar o salário de um funcionário… Alguns até querem trabalhar numa multinacional que paga salários altíssimos, para poder oferecer uma vida melhor para a família deles.
Alguns alunos simplesmente querem ser mais reconhecidos na sua função, para construir uma carreira mais sólida.
learn and speak English

2. O segundo motivo mais importante porque a fluência em inglês faz tanta diferença é a nossa vida PESSOAL… E como o inglês pode nos trazer relacionamentos muito melhores.

Veja também:  Aprenda inglês até dirigindo
Brasileiros querem conversar com estrangeiros sem receio de errar…. Sem depender dos outros, e sem parecer preso a frases feitas aprendidas em cursos.
Eles querem poder viajar sem medo, e sem precisar de tradutores… ou eles até querem arranjar um emprego que permita viajar pelo mundo.

3. E o terceiro motivo que ouvi mais frequente dos meus alunos é o mais surpreendente… São coisas simples que são fáceis de subestimar… Coisas da vida cotidiana.

Por exemplo, a habilidade de assistir filmes e seriados sem legendas… De ir ao cinema e ver um filme sem dublagem.
A opção de ler jornais estrangeiras ou clássicos da literatura em suas línguas originais, ou de entender e cantar perfeitamente todas as músicas que a gente ama ouvir.
Enfim… ter a satisfação pessoal de tornar-se uma pessoa mais realizada, que tem acesso a mais conteúdo na internet, mais fontes de educação e sentir o orgulho de ouvir elogios acerca da fluência.
Segundo a minha pesquisa, esses são os três motivos principais porque as pessoas querem atingir a fluência em inglês… Mas na minha opinião, o inglês é muito mais importante do que tudo isso ainda.
Em 2013, praticamente não dá mais para funcionar bem na sociedade moderna SEM a fluência em inglês. O mundo já está totalmente globalizado, e com cada ano que passa, isso só vai ser mais importante ainda.
Quem não sabe falar inglês vai ficar atrás… E não vai nem ser CONSIDERADO para muitas vagas de emprego. Para quem consegue conversar e escrever em inglês de boa, por outro lado, milhares de portas e oportunidades se abrem.

Hoje em dia, falar inglês com fluência realmente faz TODA a diferença na nossa vida.

Espero que consegui te passar um pouco da motivação que eu senti quando eu comecei a estudar idiomas… Mas também gostaria de saber… Por que VOCÊ quer tornar-se fluente em inglês, como a SUA vida vai ser melhor quando você chegar lá?

Deixe um comentário aqui no blog, estou muito curioso…

Um abraço e até breve,
~ Frank Florida ~
***

Este foi o guest post do Frank Florida para o Inglês para Leigos. Quem gostou, deixe comentário, conforme ele pediu. Você pode ler outros guest posts já publicados clicando aqui. Aproveite também para conhecer o site do Frank, o Fórmula Fluente.

Veja também:  Learning English: What Works? (Reading) – Parte 2

Até mais,

Ueritom

10 comentários em “Boas notícias para quem aprende inglês!

  • 2 de setembro de 2013 em 14:05
    Permalink

    Hallo, Frank. I think I belong to that third group, who feel proud to read and listen to the foreign language without translating. It gives me confidence. Regards.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2013 em 18:56
    Permalink

    ótimas colocações Frank, também estou nesse grupo, comecei a estudar Inglês a 6 meses atrás, ainda não tenho muita segurança, pois cada dia é mais e mais informações para aprender, mais creio que chegarei lá, abraço e sucesso

    Resposta
    • 24 de agosto de 2013 em 17:50
      Permalink

      Chegará sim Antônio! Sempre estude em pequenos pedaços, um pouco de cada vez, para não ficar sobrecarregado e para não perder a motivação… Mas dê continuidade com consistência. Assim é praticamente inevitável que você chega lá. Abraços e obrigado pelo comentário!

      ~ Frank ~

      Resposta
  • 23 de agosto de 2013 em 16:07
    Permalink

    Galera,

    Estou passando aqui para avisar que os comentários deste post serão respondidos pelo próprio Frank. Vou pedir a ele para passar ocasionalmente aqui e responder aos comentários de vocês.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2013 em 15:26
    Permalink

    Frank,

    Li com atenção o seu texto publicado no Inglês para leigos. Gostei muito das suas colocações baseadas em observações realizadas por você. Eu me enquadro no grupo
    que não precisa do Inglês para o trabalho “já sou aposentado’, mas gostaria de comunicar-me melhor quando viajo. Tenho um vocabulário razoável, mas preciso melhorar meu “listen”e minha pronuncia, você poderia dar-me alguma dica ou sugestão.
    Despeso-me parabenizando-o pelo trabalho e desejando um bom final de semana.
    Josmar

    Resposta
    • 23 de agosto de 2013 em 17:11
      Permalink

      Obrigado pelos comentário e pelos elogios Josmar! A sua pergunta é grande, eu poderia escrever um livro inteiro para respondê-la! 🙂 Mas aqui tem duas dicas rápidas:

      1. Para melhorar o seu listening, assista filmes em inglês, com legendas em inglês. Agora vê se você consegue entender o filme sem ler a legenda, e apenas confere se você estiver na dúvida.

      2. Pronúncia – tem que comparar o que você fala com a pronúncia de um nativo. O melhor jeito de fazer isso é ouvir uma frase e imitar o som repetidas vezes, sempre comparando cada detalhe, intonação, vogais, etc. Você pode também gravar a sua voz para ter uma comparação melhor.

      Espero ter ajudado amigo!
      Um abraço,

      ~ Frank ~

      Resposta
  • 23 de agosto de 2013 em 08:23
    Permalink

    Bom dia, Frank

    Estou fazendo um curso de inglês e gosto disto!
    O triste é que no Brasil a maioria das escolas não fazem com amor e sim por dinheiro. Cursos com altos preços que não oferecem oportunidades para os mais carentes.

    Valeu!
    Marcelo Muniz

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *