Como aprender phrasal verbs?

Este post já foi lido 11102 vezes desde 27/06/2015

Estudantes de inglês reclamam com frequência sobre a dificuldade de aprender phrasal verbs. Em uma pesquisa feita na página do blog no Facebook, onde perguntei qual a maior dificuldade dos leitores em aprender inglês, a maioria disse que sente mais dificuldades em aprender os phrasal verbs. Sendo assim, trago hoje algumas dicas que podem te ajudar a facilitar o seu aprendizado.

Antes de mais nada, vamos definir que existem dois tipos de phrasal verbs: os idiomáticos (também chamados de figurativos) e os literais. Os literais são mais fáceis de entender, pois se analisarmos as suas partes, conseguiremos deduzir o que o verbo quer dizer. Ex: sit down, look around e fall down.

Os phrasal verbs idiomáticos, que são a maioria dos phrasal verbs, são aqueles nos quais não conseguimos decifrar o significado apenas por olhar as palavras que os compõem. É necessário conhecer o significado ou então analisar o contexto.

Veja também:  Phrasal verbs? Que bicho é isso?

como aprender phrasal verbs

Existem também alguns verbos que podem tanto ser idiomáticos quanto literais. Um exemplo seria o phrasal verb look up. Como literal, significa olhar para cima, como na frase If you want to see the moon, you have to look up at the sky. Já como idiomático, quer dizer buscar por algo (o significado de alguma coisa, geralmente em algum livro de referência ou na internet). Ex: I don’t know the meaning of this word, so I’m gonna look up in the dictionary.

Dito isto, vamos a algumas dicas para aprender os phrasal verbs:

  • Tenha cuidado ao verificar o significado no seu dicionário. Boa parte dos phrasal verbs possuem mais de um significado. Estude o contexto na frase na qual você viu o phrasal verb pela primeira vez. A partir deste contexto você pode ser capaz de dizer qual definição no dicionário é a que você precisa;
  • Se possível, pergunte a um falante nativo sobre o significado do phrasal verb em questão;
  • Procure verificar se o phrasal verb é comum ou não. Se você tiver como perguntar a um falante nativo, melhor ainda. Foque em aprender os phrasal verbs mais comuns e não aqueles que são raramente usados;
  • Aprenda os phrasal verbs como partes de uma frase ou expressão (isto te ajudará a se lembrar com mais facilidade);
  • Não tente aprender todos os significados do phrasal verb de uma vez só. Comece Aprenda um de cada vez. Siga para os outros significados assim que você tiver certeza que aprendeu bem o primeiro significado, e assim por diante;
  • Procure por phrasal verbs em suas músicas favoritas. A música pop está cheia deles, e com melodia fica mais fácil de lembrar. Uma sugestão: que tal começar com a música Don’t let me down, dos Beatles?
Veja também:  Phrasal verbs relacionados a telefone

Estas são algumas dicas para facilitar o aprendizado dos phrasal verbs. Se você tiver alguma dica que considere útil, pode deixar comentário.

Até mais,

Ueritom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *