Como praticar o seu listening no inglês?

Este post já foi lido 4480 vezes desde 27/06/2015

O post de hoje foi escrito pelo Jonatã Rezende, que será o novo colaborador do blog. Ele tem apenas 15 anos, mas apesar da pouca idade, já tem bastante prática com inglês, e estuda inglês há bastante tempo pela internet.

Para “estrear” por aqui, ele fala neste post um pouco sobre o listening, o que é e como fazer para praticá-lo em inglês. Espero que gostem. Deixe seu comentário dando sua opinião, e caso você tenha sugestão de conteúdo sobre o que você gostaria de ver no blog:

***

Como todo estudante de inglês deveria saber, o listening é uma das melhores formas de se aprender inglês, pois com ele você irá aprender muito vocabulário e além disso irá treinar sua compreensão oral. Mas o que é listening?

Listening é a sua capacidade de escutar o que é dito em inglês. Ou seja, o listening é a ação de escutar. Ainda assim com todas essas informações muitos estudantes passam meses estudando inglês debruçados em livros didáticos, fazendo exercícios de tipo “fill the blanks” (complete as lacunas), estudando gramática, além de outros meios que não são efetivos, porém sem nunca pararem para escutar o idioma na TV, na Internet, nos CDs que normalmente acompanham os livros, nos seus mp3 players, etc. Como que um você espera entender e falar inglês se você simplesmente não escuta o idioma?

listening ingles

Veja também:  Crie um "ambiente de inglês" ao seu redor

Se seu objetivo é fluência, a capacidade de entender e se comunicar em Inglês, o Listening é a atividade mais importante. Mas como fazer esse listening, o que escutar e onde escutar? Antigamente o acesso a materiais em áudio era bem mais limitado. O máximo que se tinha eram fitas cassete com uma qualidade de som horrorosa. Hoje em dia, com a globalização e as novas tecnologias, tudo ficou muito mais fácil. Você pode assistir canais em Inglês via TV a cabo, pode ver vídeos, noticiários e escutar rádios na Internet, pode baixar podcasts e escutá-los no seu mp3 player enquanto caminha, malha, lava a louça, etc. Você pode, mesmo sem viver nos EUA ou na Inglaterra, cercar-se do idioma.

Todos os dias eu escuto no mínimo 1 hora de Inglês real, falado por falantes nativos, como se eu estivesse nos EUA ou na Inglaterra. Então você meu amigo, pode fazer o mesmo. E se você não tem muito tempo mesmo assim, escute 10 ou 15 minutos por dia, pois isso é melhor do que não escutar nada.

Organize-se, pegue seu mp3 player e comece a escutar o máximo de Inglês que puder. Eu garanto que escutando todos os dias, em questão de alguns meses você vai no mínimo dobrar sua compreensão oral. Mas e se eu sou iniciante no inglês e ainda não consigo ouvir áudios e entender eles? Bem então use o português como base, mas você tem que usar da forma certa.

Como assim? Vou te dar um exemplo: Pegue um filme com áudio em português e coloque a legenda em inglês e vá comparando o português com o inglês.Com o tempo você aprenderá muito vocabulário e poderá assistir filmes em inglês com a legenda em inglês. Esse é só um método dentre muitos! E você quer conhecer os outros métodos? Bom isso é assunto para outro post.

Que métodos você usa para treinar seu listening? Compartilhe conosco aqui embaixo nos comentários.

Jonatã

***

Veja também:  Inglês com Filmes 19 - Uma prova de Amor

E então, o que achou do post do Jonatã? Deixe comentário!

Jonatã Rezende

Fascinado pelo aprendizado de línguas em geral e sempre buscando novas formas de aprimorar o jeito de se aprender uma nova língua.

8 comentários em “Como praticar o seu listening no inglês?

  • Pingback: Cool sites: YouGlish - Inglês para Leigos

  • Pingback: Retrospectiva 2015 - parte 3 - Inglês para Leigos

  • 20 de agosto de 2015 em 15:39
    Permalink

    Hello!
    Ueritom

    Good Afternoon!

    I would like to thank Jonatâ is very important share teaching methods to listening is very useful.

    Bbye!!!

    Resposta
    • 23 de agosto de 2015 em 15:35
      Permalink

      Hello Claudia. Thanks for the comment! Continue here in the blog. I’ll keep posting more tips about listening and reading here. Thanks again!

      Resposta
  • 20 de agosto de 2015 em 12:06
    Permalink

    Muito bom esse post, parabéns! eu vivo tentando aprender sozinha, mas confesso que o listening está muito difícil para mim. Eu converso pelo skype com parceiros que eu encontro no http://www.speaking24.com/ isso me ajudou a aumentar o vocabulário. Também ouço as músicas em Inglês nesses sites de letras, desenhos animados, porque tem uma conversação mais simples. Mas é isso aí! acho que sempre vamos ficar estudando, buscando formas de melhorar.

    Resposta
    • 23 de agosto de 2015 em 15:36
      Permalink

      Isso mesmo Jéssica.O listening é muito importante para aprender inglês.Obrigado por estar aqui no blog e por comentar.

      Resposta
  • 20 de agosto de 2015 em 09:49
    Permalink

    Algo importante no listening é a repetição, quanto mais você ouvir o mesmo áudio mais vai fixando o mesmo e a medida que o áudio vai ficando digamos assim fácil é a hora de mudar e ir aumentando a dificuldade procurando áudios que você já entenda apenas uma parte

    Resposta
    • 23 de agosto de 2015 em 15:39
      Permalink

      Com o listening você aumenta sua compreensão oral e como você disse,de acordo com o seu nível de inglês que você deve ouvir.Exemplo:Uma pessoa no nível básico não irá conseguir ver séries e filmes.Agradeço seu comentário!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *