Como praticar o seu listening no inglês?

Este post já foi lido 4225 vezes desde 27/06/2015

O post de hoje foi escrito pelo Jonatã Rezende, que será o novo colaborador do blog. Ele tem apenas 15 anos, mas apesar da pouca idade, já tem bastante prática com inglês, e estuda inglês há bastante tempo pela internet.

Para “estrear” por aqui, ele fala neste post um pouco sobre o listening, o que é e como fazer para praticá-lo em inglês. Espero que gostem. Deixe seu comentário dando sua opinião, e caso você tenha sugestão de conteúdo sobre o que você gostaria de ver no blog:

***

Como todo estudante de inglês deveria saber, o listening é uma das melhores formas de se aprender inglês, pois com ele você irá aprender muito vocabulário e além disso irá treinar sua compreensão oral. Mas o que é listening?

Listening é a sua capacidade de escutar o que é dito em inglês. Ou seja, o listening é a ação de escutar. Ainda assim com todas essas informações muitos estudantes passam meses estudando inglês debruçados em livros didáticos, fazendo exercícios de tipo “fill the blanks” (complete as lacunas), estudando gramática, além de outros meios que não são efetivos, porém sem nunca pararem para escutar o idioma na TV, na Internet, nos CDs que normalmente acompanham os livros, nos seus mp3 players, etc. Como que um você espera entender e falar inglês se você simplesmente não escuta o idioma?

listening ingles

Se seu objetivo é fluência, a capacidade de entender e se comunicar em Inglês, o Listening é a atividade mais importante. Mas como fazer esse listening, o que escutar e onde escutar? Antigamente o acesso a materiais em áudio era bem mais limitado. O máximo que se tinha eram fitas cassete com uma qualidade de som horrorosa. Hoje em dia, com a globalização e as novas tecnologias, tudo ficou muito mais fácil. Você pode assistir canais em Inglês via TV a cabo, pode ver vídeos, noticiários e escutar rádios na Internet, pode baixar podcasts e escutá-los no seu mp3 player enquanto caminha, malha, lava a louça, etc. Você pode, mesmo sem viver nos EUA ou na Inglaterra, cercar-se do idioma.

Todos os dias eu escuto no mínimo 1 hora de Inglês real, falado por falantes nativos, como se eu estivesse nos EUA ou na Inglaterra. Então você meu amigo, pode fazer o mesmo. E se você não tem muito tempo mesmo assim, escute 10 ou 15 minutos por dia, pois isso é melhor do que não escutar nada.

Organize-se, pegue seu mp3 player e comece a escutar o máximo de Inglês que puder. Eu garanto que escutando todos os dias, em questão de alguns meses você vai no mínimo dobrar sua compreensão oral. Mas e se eu sou iniciante no inglês e ainda não consigo ouvir áudios e entender eles? Bem então use o português como base, mas você tem que usar da forma certa.

Como assim? Vou te dar um exemplo: Pegue um filme com áudio em português e coloque a legenda em inglês e vá comparando o português com o inglês.Com o tempo você aprenderá muito vocabulário e poderá assistir filmes em inglês com a legenda em inglês. Esse é só um método dentre muitos! E você quer conhecer os outros métodos? Bom isso é assunto para outro post.

Que métodos você usa para treinar seu listening? Compartilhe conosco aqui embaixo nos comentários.

Jonatã

***

E então, o que achou do post do Jonatã? Deixe comentário!

7 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.