Condicionais (Conditionals)

Este post já foi lido 1788 vezes desde 27/06/2015

Você certamente deve usar condições no seu dia-a-dia, com maior ou menor frequência. Uma condição é algo que irá acontecer, pode acontecer ou teria acontecido SE outro fato acontecesse. Ex: se você estudar bastante, aprenderá inglês mais facilmente.

Em português, usamos na maioria dos casos a palavra SE para indicar uma condição. No Excel também, mas isto não vem ao caso agora. O fato é que em inglês também se usam condicionais, e vou neste post falar um pouco mais sobre este tema.

CONDICIONAIS EM INGLÊS

Em inglês, a palavra que é usada na maioria dos casos é IF, que é o equivalente à palavra SE em inglês. Eles se referem tanto ao presente quanto ao passado e ao futuro, e possuem quatro subdivisões, do ponto de vista gramatical: zero conditional, first conditional, second conditional third conditional. As diferenças são basicamente do tipo de condição e o tempo ao qual cada um se refere. Continue lendo para saber mais.

Veja também:  Filler words em inglês

condicionais em inglês - conditionals or if clauses

ZERO CONDITIONAL

Chamamos uma condição de zero conditional sempre que temos uma condição cuja “consequência” é um fato “certo”, seja de maneira universal ou apenas para aquela pessoa. Ou seja, se a condição for atendida, será sempre verdade. Veja dois exemplos:

  • If you heat water to 100 degrees Celsius, it boils. (se você esquentar a água a 100 graus Celsius, ela ferve);
  • If I drink coffee, I get a headache. (Se eu tomar café, terei dor de cabeça)

No primeiro caso, é um fato universalmente conhecido que a água ferve a 100 graus. Portanto, se a água atingir esta temperatura, ela fatalmente irá ferver. Já no segundo caso, é algo específico, apenas para a pessoa que fala, pois nem todo mundo tem dor de cabeça quando toma café. Mas para aquela pessoa em particular, é “garantido” que ela terá dor de cabeça quando tomar café.

FIRST CONDITIONAL

O tipo First Conditional é usado no futuro, quando existem grandes possibilidades de algo acontecer se a condição for atendida. Veja o exemplo abaixo:

Veja também:  5 dicas para melhorar o seu speaking
  • If Marcos gets good grades, he will go to the university. (Se o Marcos tirar boas notas, ele irá para a universidade)
  • If it rains tomorrow, we’ll watch a movie in Harry’s house. (Se chover amanhã, iremos assistir um filme na casa do Harry)

Note no primeiro caso que existem grandes chances de Marcos ir para a universidade, contanto que ele tire boas notas. O verbo da condição (get) está no presente, mesmo que nos refiramos a algo no futuro. O segundo caso funciona da mesma maneira.

if clause inglês

SECOND CONDITIONAL

O Second Conditional é usado também no futuro, porém com algo que é impossível ou pouco provável de acontecer. Veja dois exemplos:

  • If I had money, I would buy an ice cream. (Se eu tivesse dinheiro, eu compraria um sorvete);
  • If I won the lottery, I would travel around the world. (Se eu ganhasse na loteria,  eu viajaria ao redor do mundo)

No primeiro caso, eu não tenho dinheiro, portanto é impossível eu comprar um sorvete no momento. No segundo caso, é bem pouco provável que eu ganhe na loteria (no meu caso é impossível mesmo, pois não jogo..hehe), então a viagem não acontecerá também.

Veja também:  Expressões próprias da Páscoa

Pode parecer um pouco confuso com relação ao First Conditional, porém neste a pessoa espera que o fato vá acontecer, enquanto no Second Conditional a probabilidade é baixa.

THIRD CONDITIONAL

Por fim, o Third Conditional se refere ao passado, ao se referir a situações que poderiam ter acontecido se a condição (o If) fosse verdadeiro. Exemplos:

  • If I had seen him, I would have given him the message. (Se eu o tivesse visto, teria dado o recado a ele);
  • If she had studied, she would have passed the exam. (Se ela tivesse estudado, teria passado no exame);

No primeiro caso, está dizendo que se eu tivesse visto a outra pessoa, teria transmitido a mensagem a ele. Porém, como não o vi, não teve como eu fazer isso. Ou seja, estamos imaginando como seria caso eu o tivesse visto.

Este post está meio longo, porém fiz o possível para que ficasse compreensível. Em todo caso, se ficou alguma dúvida, é só entrar em contato ou deixar comentário.

Até mais,

Ueritom

3 comentários em “Condicionais (Conditionals)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *