Connected speech – o que é e como pode lhe “ajudar”

Este post já foi lido 2175 vezes desde 27/06/2015

Em idiomas falados, temos a tendência muitas vezes de “colar” uma palavra na outra e falarmos como se fossem uma palavra só, sendo que em alguns casos também suprimimos parte de alguma das palavras. Em português um exemplo clássico disso é a frase “Você está bem?“, que na maioria das vezes é falada como “Cêtá bem?“.

Em inglês esta tendência também existe na parte falada, e é chamada de Connected Speech. Este termo poderia ser traduzido como Fala Conectada ou algo do tipo, e se refere às “junções” de palavras que fazemos no inglês falado, com o intuito de “resumir” de certa forma a conversa. Ela é bastante usada em conversas informais.

conected speech

Podemos identificar um connected speech sempre que emendamos uma palavra na outra sem aquela “pausa” entre as duas palavras, como se elas fossem uma só. A imagem acima ilustra um exemplo deste recurso. Temos a frase “What is it about?” (que pode ser traduzida como A que isto se refere?) e logo acima a sua representação fonética de acordo com o Alfabeto Fonético Internacional. As linhas em vermelhos mostram onde houve a “ligação” de uma palavra com a outra, sendo que não há pausa no meio delas. Clique aqui para ouvir estra frase sendo falada.

Veja também:  Salve os textos do Google Translate em MP3

Existem algumas situações onde o connected speech aparece com mais frequência. Veja algumas das principais com exemplos (não são regras, estou escrevendo com base em minhas observações):

  • contrações: a contração por si só já indica que houve junção de palavras, e portanto é um dos principais casos onde isso acontece. Ex: I don’t wanna play soccer today.;
  • palavras que terminam com a mesma letra que a palavra seguinte começa: nestes casos considera-se como tendo uma letra apenas e “junta-se” as duas palavras. Ex: She’s got two new friends.;
  • palavras que terminam com vogal sendo que a letra seguinte começa com letra com som de i ou u: lembre que w costuma ter som de u e y tem  som de i. Ex: Do you want to travel with me next weekend?;

Agora que você conhece um pouco mais sobre connected speech, tente localizar frases onde é possível utilizar este recurso. É possível que você esteja falando “palavra por palavra”, e isto esteja prejudicando o seu speaking. Sugiro a você, portanto, que ouça o máximo possível para entender bem o seu funcionamento e em seguida tente reproduzir as frases que você ouviu ou criar as suas próprias, para fixar o seu aprendizado. Em caso de dúvidas, deixe comentário.

Veja também:  Programa que lê textos e grava em MP3

Até mais,

Ueritom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *