Construindo Fluência em conversação

Este post já foi lido 1182 vezes desde 27/06/2015

O post abaixo está sendo publicado a pedido da Nathalia Simões, que trabalha na TheTalkList. O texto foi escrito pelo Andres Abeyta, CEO da empresa, e traduzido por ela.

***

Aprender uma segunda língua pode ser uma tarefa difícil. Estudantes trabalham duro aprendendo gramática, compreensão auditiva e vocabulário e por isso normalmente vão bem em exames nessas áreas. Mesmo porque os currículos de escolas de inglês estão adaptados a esses exames. Mas quando é preciso fluência em conversação, estudantes experienciam uma luta inglória. A boa notícia é que hoje em dia as ferramentas on-line estão ajudando estudantes a superar esses obstáculos ao possibilitar encontros com instrutores de conversação de vários lugares do mundo.

 

Depois de cinco anos de aulas de outra língua entre ensino médio e faculdade não encontramos no grupo nenhum aluno fluente. Porquê? A primeira razão é o fato de termos um professor para no mínimo 25 alunos. O professor normalmente concentra em atividades de leitura e escrita e conversa com a classe em sentido único, raramente conversando com cada aluno individualmente. Lynne Matthes tem vinte anos de experiência com sua graduação em inglês e certificado de inglês como segunda língua. Ela diz: “Em meu extenso estudo sobre classes de inglês (como segunda língua) alunos praticam conversação em média 5% da duração da aula. Você não pode escapar do fato de que prática com professores particulares supera esta limitação e equilibra a proporção entre ouvir e falar.”

 aprender ingles pela internet

O segundo fator que inibe a fluência de conversação é a natureza esporádica da aprendizagem. Depois de um semestre de aula, estudantes param durante as férias ou até mesmo um semestre inteiro, quebrando a continuidade do ensino. Uma nova língua requisita prática constante. Isso aponta para a necessidade de preencher os períodos de transição entre as aulas formais.

 

A maneira tradicional de superar esses dois desafios é a busca por programas de imersão, quando estudantes entram uma cultura estrangeira e forçados a praticar de maneira significativa o idioma em questão. No entanto, nem todo mundo pode bancar uma viagem internacional ou tem espírito aventureiro necessário para essa experiência. Nesses casos, o aprendizado de línguas é resumido à sala de aula. A alternativa é preencher esse intervalo com os instrutores particulares on-line.

 

O instrutor ajuda o estudante a lidar com as frustrações que a falta de tempo para praticar conversação nas escolas traz e o ajuda a alcançar fluência. O instrutor ainda traz o benefício de poder reagir às expressões do aluno avaliando assim o nível de compreensão e proporcionando o incentivo e feedback instantâneo, crítico para a aprendizagem. O instrutor também ajuda em um elemento-chave – A motivação.

 

Um dos grandes avanços no aprendizado de uma língua é a constatação de que os alunos aprendem uma segunda língua mais rapidamente quando eles não estão muito preocupados em aprender.

 

Por isso, programas que ensinam segundas línguas através dos interesses dos alunos como viagens, redes sociais, hobbies, e profissões – são bem sucedidos. Eles estão aprendendo o vocabulário de situações da vida real, incluindo expressões idiomáticas e coloquiais.

 

A TheTalkList é uma plataforma de prática de conversação de inglês que ajudar o estudante a superar os obstáculos citados buscando soluções práticas e acessíveis trazidas pela internet. A plataforma proporciona aulas particulares através de vídeo com instrutores americanos nos quais o aluno pode escolher seu instrutor, assunto, horário e valor de sua sessão de conversação. Não há contratos para se cadastrar no site e o pagamento é feito por aula. Além disso, a plataforma traz outras ferramentas que auxiliam na aprendizagem, como chat e a possibilidade de buscar images ou textos na internet e mostrar para seu instrutor/aluno em tempo real. Se você se encontra em uma das situações citadas, talvez essa seja a solução para que você aprenda e pratique inglês de maneira eficaz! Visite TheTalkList.com. Após cadastro a primeira aula é inteiramente grátis!

***

Esse foi ao post de hoje. Obrigado à Nathalia e ao TheTalkList pelo interesse em publicarem no blog. Se você tiver interesse em divulgar algum conteúdo, entre em contato para mais informações.

Até mais,

Ueritom

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *