Crie o seu “caderno de inglês”

Este post já foi lido 15283 vezes desde 27/06/2015

Muitas pessoas reclamam de ter dificuldades em aprimorar seu vocabulário de inglês, ou ainda terem dificuldade em fixar partes específicas do idioma, pronúncias, gírias, entre outras coisas. Para auxiliar nisso, vou falar hoje sobre uma sugestão que já li em vários sites, tanto em inglês quanto em português, que pode ajudar a acelerar o aprendizado: um “caderno de inglês“.

A ideia é a seguinte: você irá pegar um caderno novo, em branco, e irá reservá-lo exclusivamente para fazer anotações relacionadas ao inglês. A organização de como ele irá funcionar ficará por sua conta. Darei aqui algumas sugestões de como você poderá utilizá-lo, e você escolhe qual(is) seguir.

caderno de ingles

ANOTE PALAVRAS NOVAS E SUAS DEFINIÇÕES

Você pode usar seu caderno de inglês (ou parte dele pelo menos) como um “dicionário pessoal”. Sempre que você encontrar uma palavra que desconhecia e que aprendeu o(s) seus(s) significado(s), anote. Use cores diferentes, ou pelo menos sublinhe a palavra e/ou o seu significado principal. Deixe espaço para adicionar novos significados que você possa vir a conhecer futuramente.

Veja também:  Qual o seu nível de inglês? Descubra online

CRIE FRASES COM AS PALAVRAS E EXPRESSÕES APRENDIDAS

Juntamente com as palavras acima, você pode (e é altamente recomendável que se faça isso) criar frases com as palavras acima. Crie pelo menos 3 frases, pois assim você irá de certa forma vê-las “na prática”. Você pode tanto criar as suas próprias frases quanto copiar de outros lugares, como sites, livros, jornais, revistas, letras de músicas, etc. O importante é fazer a anotação.

RESERVE UM CANTINHO PARA EXPRESSÕES

Todos sabemos que as palavras sozinhas são diferentes de palavras “em grupos”. Existem phrasal verbs, idioms, entre outras combinações que alteram o sentido da palavra. Por exemplo, a palavra piece significa pedaço e a palavra cake significa bolo. Sendo assim, literalmente falando a expressão piece of cake significa pedaço de bolo. Porém, ela também pode significar algo muito fácil de se fazer. Você pode fazer isso de duas maneiras: anotar junto com a descrição da palavra ou reservar uma parte específica de seu caderno para adicionar estas expressões.

Veja também:  Como usar o Google para aprender inglês – parte 2

USE SUA CRIATIVIDADE!

Cada pessoa aprende de um jeito, e possui uma maneira diferente de aprender. No entanto, independente disso, é senso comum que quem escreve aprende mais. Assim sendo, não importará tanto como você irá organizar o seu caderno; o importante é começar. Você pode fazer tudo numa seção só, bem como pode adquirir um caderno de matérias e fazer algo diferente em cada uma delas. Você pode colar figuras também. O importante é ter algum lugar para fazer anotações e para poder consultar frequentemente, ou pelo menos sempre que necessário.

Para finalizar, gostaria de saber se alguém já faz algo parecido ao que foi descrito neste post e, em caso positivo, gostaria de pedir que deixasse comentário, compartilhando suas experiências.

Até mais,

Ueritom

9 comentários em “Crie o seu “caderno de inglês”

    • 9 de novembro de 2016 em 14:27
      Permalink

      Legal, Cenira! Depois conte o resultado. 🙂

      Resposta
  • 12 de agosto de 2013 em 10:10
    Permalink

    I already did it! and I didn’t know it was so important.
    thanks a lot!

    Resposta
  • 12 de agosto de 2013 em 10:07
    Permalink

    I already did it! and didn’t know it was so important.
    thank you a lot!

    Resposta
  • 13 de julho de 2013 em 19:22
    Permalink

    há um bom tempo eu pensei em fazer um caderno de inglês e fiz e bom para o aprendizado normalmente eu anoto uma lista de vocabulário de um determinado assunto e depois vou lendo e assim aprendo muito vocabulário com muita facilidade ,anoto outras coisas como regras ,frases curiosidades da língua , buscando sempre tentar por tudo que ainda não sei . ajuda e muitíssimo.

    Resposta
  • 13 de junho de 2013 em 16:52
    Permalink

    Adorei o artigo sobre o caderno de Inglês. Achei uma ótima dica para aprender o dioma mais falado no mundo. VALEU!

    Resposta
    • 13 de junho de 2013 em 17:10
      Permalink

      Que bom que gostou, Alberto. Sugiro que você siga essa dica e depois volte aqui para contar se lhe foi útil ou não.

      Abraço,

      Ueritom

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *