Crie um “ambiente de inglês” ao seu redor

Este post já foi lido 1722 vezes desde 27/06/2015

Se você for fazer intercâmbio no exterior ou for viajar para fora do país por qualquer motivo, enquanto você estiver por lá você irá ter contato com o idioma local em “tempo integral”, tanto conversando com as pessoas quanto vendo TV, ouvindo rádio, lendo jornais e revistas locais, entre outros. É uma experiência que a maioria das pessoas que passam por ela recomendam. Eu ainda não fui ao exterior mas pretendo, e caso você possa, sugiro que o faça também.

Enquanto isso não acontece, que tal “simular” este ambiente? Com isso quero dizer ter o inglês “próximo” em tudo (ou quase) o que você faz. Vou dar algumas sugestões de como você pode fazer isso em algumas áreas diferentes da sua vida.

inglês em todo lado

MUSICA, FILMES E SÉRIES

Você pode começar com a “multimídia”. Se você gosta de ouvir música enquanto vai para o trabalho, ou enquanto está no computador ou ainda enquanto corre ou faz qualquer outra coisa, opte por ouvir apenas músicas em inglês. Se você gosta de filmes, escolha filmes em inglês quando for ao cinema ou mude a opção do idioma no seu DVD.

Se você tem televisão a cabo, você pode optar por assistir canais como CNN ou qualquer outro cuja programação seja 100% em inglês. Em todo caso, você tem a opção de abrir o Youtube e assistir programas, entrevistas videoclipes e tudo o mais em inglês.

LIVROS, REVISTAS E JORNAIS

Dependendo de onde você mora, é bem provável que exista uma livraria perto de você. Se for o caso e você gostar de ler, você pode optar por comprar livros que estejam em língua inglesa. Revistas e jornais são mais difíceis de encontrar, porém você pode lê-los online. Sugiro que você dê uma olhada nos posts que fiz sobre revistas e jornais em inglês.

CELULARES

É inegável a influência (e dependência) cada vez maior que os celulares têm sobre nossas vidas. Sendo assim, se você tem um smartphone, você pode fazer duas coisas: a primeira é baixar aplicativos que auxiliem no aprendizado do inglês. A segunda é alterar o idioma da interface do aparelho para inglês. Não vou dizer aqui como fazer, pois cada aparelho funciona de uma maneira diferente. Sugiro que você busque no Google por como alterar o idioma do xxxxx. Existem vários sites que explicarão como fazer isso.

COMPUTADORES

Com relação aos computadores, é interessante também alterar o idioma das interfaces dos programas, bem como do sistema operacional. Se você usa Windows 7, que é o caso da maioria, você deve seguir os passos descritos nesta página. Li em algum lugar que esta opção só está disponível para as versões Professional e Enterprise do Win7, porém não tenho confirmação. A versão que eu uso é Enterprise e deu certo. Veja por exemplo a janelinha que se abre ao clicar com o botão direito na Taskbar (Barra de Tarefas):

botão direito na barra de tarefas

Se você usa outros sistemas operacionais, pesquise também como fazer na internet, pois cada um funciona de uma maneira.

A maioria dos programas ao ser instalada permite que você escolha o idioma de instalação do mesmo. Portanto, daqui pra frente, ao instalar novos programas, prefira o inglês, caso esta opção esteja disponível.

Para finalizar, vou passar links que explicam como mudar o idioma de alguns dos sites e programas mais conhecidos:

Espero que tenham gostado deste post. Faça um teste com base no que está escrito neste post. Após alguns dias, é bem provável que você note melhoras no seu inglês, pois ele foi “incorporado” à sua vida com mais ênfase.

Até mais,

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.