Curiosidade – April Fool’s Day (1º de abril)

Este post já foi lido 2092 vezes desde 27/06/2015

Aproveitando o início de abril, onde tradicionalmente se “comemora” o Dia da Mentira no Brasil, e também em outras partes do mundo, trago hoje um pouco da história desta data que é tradicionalmente conhecida por haver muitos “trotes” em toda parte. Portanto, se alguém aparecer com alguma história meio difícil de acreditar, fique ligado, pois existem grandes chances de ser trote de 1º de abril.

Isso me lembrou algo que aconteceu nessa data, em 2009: estava eu nos corredores da Escola Técnica que eu estudava na época, quando chegaram dizendo que a Bolívia tinha ganho de 6 a 1 da Argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo. Num dia “normal,” eu já não acreditaria, imagina nessa data. Mas continuaram insistindo, e eu sem acreditar. Até que fui verificar na internet e vi que, nesse caso, felizmente, era verdade (hehe).

Dia da mentiraPois bem, voltando ao assunto, nos Estados Unidos essa data é conhecida como April Fool’s Day.  Não se sabe ao certo sobre sua origem, porém a Wikipedia diz que

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day, “Dia dos Tolos [de Abril]”; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente”.

Nessa data, é comum haverem trotes de grandes proporções, feitos por jornais e empresas de internet, como o Google por exemplo. Veja alguns que ficaram famosos nos anos recentes:

  • Uma rádio de Nova York avisou em 2007 que a prefeitura da cidade havia criado uma lei que proibia o uso de certos toques de celular. Eles alegaram que alguns toques irritantes estavam causando várias brigas entre pessoas. Ainda segundo a rádio, os usuários de telefone poderiam escolher seu novo toque entre quatro músicas pré-aprovadas.
  • Em 2008, a BBC anunciou que uma de suas equipes de filmagem registrou imagens de pinguins voando pela Antártida. Eles inclusive postaram um vídeo mostrando as aves, que pode ser conferido no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9dfWzp7rYR4). O apresentador Terry Jones explicou que, ao invés de ficarem todos juntos para se esquentar, como geralmente fazem no inverno, esses pinguins levantaram voo e viajaram por milhares de quilômetros até chegaram às florestas tropicais da América do Sul, onde passaram o inverno sob o sol tropical.
  • Em 1983, a revista New Science publicou uma matéria sobre a fusão de células de vegetais com animais, apelidada de boimate. A nota chamou a atenção da revista Veja, que algumas semanas depois publicou diagramas explicando como aquilo era possível e entrevistou biólogos que comprovaram o feito. Só em junho daquele ano a história foi desmentida, em artigo publicado pelo O Estado de S. Paulo.

Esses são apenas três exemplos de hoaxes (trotes) que circulam nessa data. Se ficou curioso e quer ver mais, acesse algum dos sites abaixo:

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *