Curiosidade: Inglaterra x Grã-Bretanha nas Olimpíadas

Este post já foi lido 3103 vezes desde 27/06/2015

Como todos sabem, os Jogos Olímpicos deste ano de 2012 estão sendo disputados em Londres, na Inglaterra. Durante 15 dias países do mundo todo disputam vários esportes olímpicos em busca de medalhas.  O Brasil também está lá, representado por atletas em alguns esportes.

Sempre que acontecem grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, as pessoas em geral buscam saber informações sobre o evento, atletas, países participantes, curiosidades, entre outros. Vira uma “febre”, que passa assim que o evento termina.  Nestes jogos, podemos notar uma coisa curiosa, que acontece em todas as olimpíadas e que as pessoas têm notado e comentado sobre: a participação da Inglaterra.

Na realidade, a Inglaterra em si não participa de competições nem esportes olímpicos. Pelo menos não como Inglaterra. Em competições oficiais (com exceção do futebol), eles competem sempre como Grã-Bretanha, e são regidos pela British Olympic Association (BOA, na sigla em inglês), e essa associação inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, que mesmo fazendo parte apenas do Reino Unido e não da Grã-Bretanha, entra junto “no rolo” (para mais informações, visite o post Qual a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra?)

Sendo assim, você nunca verá a “equipe inglesa de tiro” ou “o time escocês de tênis”, e sim “a equipe britânica”. A única exceção ficava por conta do futebol. Como eles respondem à FIFA e não ao comitê  olímpico local,  cada país tem a sua seleção (seleção inglesa, escocesa, etc) e competem sempre individualmente. Apesar disso, um acordo fez com que no futebol também seja disputado como Grã-Bretanha. Isso acabou gerando alguns “incidentes“, mas nada grave.

Se você quiser saber mais informações sobre este tema, visite os links abaixo:

Por hoje é isso. Se você gosta de curiosidades, compartilhe este post com seus amigos. Fique no aguardo de novos conteúdos em breve.



Até mais,

Ueritom

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *