Curiosidades: As línguas mais importantes do mundo (Curiosities: Most important languages)

Este post já foi lido 1237 vezes desde 27/06/2015

Existe, entre os povos, a indagação sobre a importância de um idioma sobre o outro. Será verdadeira a crença de algumas pessoas na supremacia do inglês no mundo atual?! Acredita-se, verdadeiramente, tomando-se por base dados históricos, que determinadas línguas viveram ou vivem momentos de apogeu. O grego foi a língua mais divulgada entre as nações, depois da criação do Mundo Helenístico, por Alexandre Magno. Este lugar tinha sido anteriormente ocupado pelo acadiano, sânscrito, egípcio antigo, persa e aramaico.

Vê-se, também, que o latim se tornou o idioma mais importante da antiga cultura clássica ocidental. Durante a Idade Média, devido à influência eclesiástica, o latim continuou a ser a “língua franca”. Dele descendem muitas línguas modernas, dentre elas o português.

O italiano, durante a Renascença, se tornou o idioma mais conhecido, por causa do comércio, arte e música, lideradas pelas cidades de Gênova e Veneza. O árabe também foi propagado devido à expansão religiosa até o norte da África. O turco foi difundido em seu enorme império no Oriente Médio.

Durante a época das Grandes Descobertas Marítimas, o português foi o idioma mais divulgado. Depois, a economia lusitana caiu no mercado mundial. Então, o castelhano passou ao lugar de língua mais falada no mundo, porque a Espanha possuía extensos domínios ultramarinos.

A queda do império hispânico facilitou o domínio holandês nos pontos comerciais mais importantes do mundo. Como reflexo, o holandês se tornou uma língua franca. Todavia, rapidamente o império holandês caiu. Na Europa, ocorreu a Revolução Francesa. Logo, o francês era a segunda língua das pessoas “cultas”. Ao mesmo tempo, acontecia a Revolução Industrial na Inglaterra. As línguas russa e escandinava também se expandiram no norte europeu, durante certo tempo.

Atualmente se fala e se estuda mais o inglês no Ocidente; swahili na África; japonês, chinês, árabe e hindi no Oriente – que são grandes línguas de importância. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas pareciam dominar a Europa, muitas pessoas estudaram o alemão. Posteriormente, esse interesse diminuiu.

idioma mais falado do mundo

Evidentemente, quando um país não influi sobre outro, sua língua perde importância. Hoje, devido à influência estadunidense, existem pessoas que pensam ser o inglês americano a língua universal. Se estas mesmas pessoas vivessem na Europa do Leste na época da influência soviética, com certeza acreditariam que a língua mundial só poderia ser o russo!

Considera-se, ao final, que uma análise racional sobre o tema provará que jamais um idioma nacional será aceito como verdadeiramente internacional pelos outros povos e nações. Logo, contrariando aquilo que muitos tomam como verdade absoluta, não é o inglês a língua mais falada no mundo. Hoje o idioma que reúne o maior número de falantes é o mandarim. E, embora seja o idioma mais falado do mundo, o mandarim é usado em poucos países, e apenas a China responde por 836 milhões de falantes. Já o inglês, com menos da metade de falantes, é a língua oficial de cerca de 45 países, como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Botsuana, Austrália, Bahamas, Reino Unido e Irlanda; a segunda língua de aproximadamente 150 milhões de pessoas em todo o globo; e também o principal idioma da comunicação mundial, usado na diplomacia, na economia, no turismo e na informática, entre outros setores.

Para concluir esse texto, apontam-se, com base em fontes fidedignas, as dez línguas mais faladas no planeta.

AS LÍNGUAS MAIS FALADAS NO MUNDO

  1. Mandarim ………………………………..1.052.000.000
  2. Inglês ……………………………………..508.000.000
  3. Hindi ……………………………………….487.000.000
  4. Espanhol …………………………………417.000.000
  5. Russo ……………………………………..277.000.000
  6. Bengali ……………………………………211.000.000
  7. Português ……………………………….191.000.000
  8. Indonésio ……………………………….140.000.000
  9. Alemão …………………………………..128.000.000
  10. Francês ………………………………..128.000.000

Observação: a lista acima se refere ao número de falantes. Caso consideremos o número de países falantes, o inglês é a língua mais falada do mundo.

OBS: Este texto foi retirado da internet. Não me recordo a fonte, senão a teria mencionado. Obrigado pela leitura.

Ueritom

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *