Dicas para elaborar um currículo em inglês

Este post já foi lido 835 vezes desde 27/06/2015

Todo mundo que trabalha ou que está iniciando sua vida profissional já teve ou terá que fazer um currículo pelo menos uma vez na vida. E caso fique “disponível ao mercado de trabalho” novamente, ou seja, desempregado, terá que refazer (ou atualizar) o seu para conseguir outra colocação.

Mas, o que fazer para se ter um bom currículo? Bem, existem várias “teorias” falando sobre isso, uma dizendo que é assim, outra dizendo que é assado. No geral, você precisa inserir inicialmente seus dados (não coloque CPF nem RG, eles serão pedidos depois caso você seja contratado), suas qualificações (cursos, palestras, etc) e também sua experiência (empresas que trabalhou, tempo de casa e o que você fazia lá, além dos resultados que você trouxe à empresa). Recomenda-se que faça um currículo mais “adaptado” para cada vaga, ou empresa que você vá se candidatar. E não esqueça: nunca minta em seu currículo, se você não fala inglês, não ponha que fala e assim por diante. Você pode ser descoberto e vai sair “queimado”. Isso sem falar que isso pode virar crime.

Veja também:  Lista de frases comuns em entrevistas de emprego em inglês

Currículo em inglês

Você talvez já saiba de tudo isso e deve estar se perguntando o que isso tem a ver com inglês. Bem, o título da postagem é autoexplicativo, vou por algumas dicas sobre como elaborar seu currículo em inglês. Antes porém, quero mencionar como se diz currículo em inglês.

Existem algumas formas para se dizer isso, dependendo da região. Tem gente que usa o “tradicional” Curriculum Vitae (expressão latina que significa “trajetória de vida”) ou a sua silga, CV. É bastante comum também a expressão résumé (ou resume, pois a língua inglesa não utiliza acentos), que é uma palavra francesa que significa “resumo”. Diz-se que o CV é mais completo enquanto o résumé é mais sucinto.

Sobre a elaboração de currículos, como não sou expert no assunto, vou deixar esta parte para os “profissionais”. Colocarei alguns links aqui, tanto em português como em inglês, para que os interessados tenham informações mais precisas sobre a elaboração deste documento. Mesmo que você não precise no momento, é interessante ter este conhecimento, pois pode vir a ser útil no futuro. Afinal, nunca sabemos o dia de amanhã. Seguem os links:

Além dos links acima, a revista INFO, da Editora Abril, disponibiliza um modelo de currículo em inglês para download.

Veja também:  Lista de frases comuns em entrevistas de emprego em inglês

Ueritom

2 comentários em “Dicas para elaborar um currículo em inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *