Duolingo – um site “dinâmico” para aprender inglês

Este post já foi lido 2882 vezes desde 27/06/2015

Hoje quero compartilhar com os leitores do blog um site muito interessante que descobri nos meus estudos da língua holandesa (obviamente tem para inglês também), os quais iniciei ano passado e havia dado uma pausa, mas agora retomei. O nome do site é Duolingo. Vou escrever neste post o porquê de eu estar recomendando-o para vocês.

Primeiramente, o site é totalmente gratuito e não fica pedindo para fazer assinatura ou adquirir créditos. Nada contra quem faça isso, mas nem todos têm condições de gastar com cursos.

Sobre o site em si, na versão em português é possível estudar apenas Inglês ou Espanhol. Se você alterar o idioma do site para inglês, aparecerão outras opções. Na tela inicial (veja imagem abaixo), você poderá fazer um tour para conhecer como o site funciona. Você pode pular se quiser.

tela inicio Duolingo

Após o tour você tem duas opções: a primeira é iniciar do básico. A segunda é fazer um teste de nivelamento, onde você poderá definir verificar como anda os seus conhecimentos no inglês e, se for o caso, avançar algumas etapas.

O método utilizado pelo site trabalha ao mesmo tempo a parte de vocabulário, pronúncia, escrita e leitura. No início de cada “capítulo”, você verá algumas palavras com imagens associadas. Em seguida, será pedido a você que traduza frases contendo as palavras que você aprendeu. Veja exemplo abaixo:

tela atividade Duolingo

Ao clicar sobre uma palavra, você verá a sua tradução. Se for palavra nova, fica de cor diferente (no caso, laranja). Outra atividade de cada etapa é digitar o que se ouve. É dita uma frase e você tem que escrever o que entendeu.

Você pode praticar sem ter uma conta no site, porém se quiser salvar o seu progresso e continuar de onde parou futuramente, terá que criar uma conta.

Para cada etapa, você tem 4 “vidas”, que são representadas em forma de coração. Cada vez que você errar uma resposta, você perde um coração. Se zerar, tem que reiniciar a etapa que você está. Para avançar para a etapa seguinte, você tem que terminar a etapa atual. O sistema só libera uma etapa quando você conclui a etapa anterior.

Além disso, é possível conectar sua conta do Facebook e ver quais amigos seus já estão no sistema. Você pode também segui-los, acompanhar a evolução deles e trocar mensagens. Se alguém quiser mandar mensagem para mim, aqui está o link do meu perfil.

Para finalizar, se você tem smartphone ou tablet, pode também baixar o app deles (clique aqui para versão Android ou aqui para iPhone/iPad).

Por hoje é isto. Este é um site que me surpreendeu bastante por sua simplicidade e eficiência e por isso recomendo o seu uso a todos.

Se você já usa o Duolingo, pode deixar comentário dizendo sua opinião a respeito. Se conhecer outro sistema semelhante, deixe comentário também.

Até mais,

Ueritom

6 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.