É possível aprender inglês apenas pela internet?

Este post já foi lido 2903 vezes desde 27/06/2015

A resposta para a pergunta feito no título do post é um tanto quanto complexa de responder. Na minha concepção, é possível sim aprender inglês na internet, ou pelo menos aumentar consideravelmente seus conhecimentos do idioma, usando a rede mundial de computadores.

Como o inglês é algo muito procurado atualmente, o que não falta é material relacionado à língua inglesa para você conhecer, aprender e praticar inglês. Como exemplos podemos citar podcasts, jogos, lições  via e-mail, vídeos no Youtube, cursos online, tanto gratuitos quanto pagos, entre uma infinidade de outros. Até pelo Facebook é possível ter lições de inglês.

Se você buscar por “aprender inglês na internet” através do Google, irá achar mais de 2 milhões de resultados. Cabe a você filtrar o que é bom e o que não é.

Se você quer aprender inglês “a sério” utilizando apenas a internet, você precisa se organizar e se programar para isso. Seguem aqui algumas dicas:

Veja também:  8 dicas para aprender inglês sozinho com sucesso - parte 2
  • primeiramente defina seus objetivos: defina o que você já sabe, o que precisa melhorar, seu tempo disponível, os recursos que você dispõe (áudio, vídeo, etc);
  • defina uma “estratégia” para estudar: o seu objetivo definirá como você irá estudar. Exemplo: se você está estudando porque precisa ter notas boas na escola, concentre-se nos conteúdos que serão passados. Já se você trabalha em uma empresa e precisa se comunicar com seus clientes ou fornecedores no exterior, foque em frases e vocabulários específicos do tipo de negócio que vocês farão. Se você pretende morar no exterior, é uma boa ideia achar locais onde você pode conversar com estrangeiros, de preferência do país em questão. Aprender sobre a cultura local também ajuda, para evitar que você pague micos;
  • afaste-se de distrações: apesar de ser possível aprender coisas interessantes através das redes sociais, se você for “viciado” em Facebook, Twitter ou MSN, isso irá mais ajudar do que atrapalhar. Feche tudo isso (ou melhor, nem abra) pois em caso contrário a “tentação” pode bater e você vai acabar dando uma olhadinha e pode acabar encontrando um amigo que gosta de conversar, e então o seu estudo irá por água abaixo;
  • controle a ansiedade: sei que você está louco para falar inglês logo, porém esse é um processo gradual, e não algo que vai acontecer da noite para o dia. Faça um controle (pode ser em um caderno, numa planilha do Excel, etc) sobre o seu avanço e o que você tem aprendido. Assim você verá que está progredindo e não ficará desmotivado. Diz o ditado que “Roma não foi construída em um dia”. Portanto, seja paciente;
  • tenha disciplina: se você resolve estudar por conta própria, não terá ninguém a lhe cobrar se você está estudando, não terá provas para fazer (a menos que você decida fazer online). Você será o seu próprio “professor”. Sendo assim, você precisa se policiar para manter uma regularidade nos estudos. Se não fizer isso, você acabará se distraindo com outras coisas, como mencionei acima. Ou ainda, ocasionalmente a preguiça irá recair sobre você, e neste dia você estudará pouco ou nada, e com isso irá atrasar o seu desenvolvimento.
Veja também:  Contas do Twitter para seguir e aprender inglês

aprender ingles pela internet

Existem algumas pessoas que simplesmente não conseguem estudar sozinhas, precisam de orientação. Se for este o seu caso, procure algum colega para estudar junto, contrate um professor particular, faça curso em uma escola de idiomas, enfim, use o método de tentativa e erro para ver o que funciona melhor com você. Lembre-se sempre que aprender inglês deve ser algo divertido para você.

E você, tem alguma outra dica para estudar online? Conte pra gente! Clique aqui para ir aos comentários.

Até mais,

Ueritom

11 comentários em “É possível aprender inglês apenas pela internet?

  • 11 de dezembro de 2012 em 02:29
    Permalink

    me comunico com pessoas da india mais uso tradutor é possivel aprender assim

    Resposta
    • 11 de dezembro de 2012 em 09:33
      Permalink

      todo tipo de comunicação é válida e ajuda no aprendizado. no entanto, tens que cuidar porque o tradutor geralmente traduz palavra por palavra, e podem haver falhas de comunicação por conta disso. Em todo caso, o importante é praticar. Obrigado por comentar, Eliana.

      Resposta
  • 23 de outubro de 2012 em 09:40
    Permalink

    Adoro o seu. Blog !!! Mt bom ! Parabéns

    Resposta
  • 23 de outubro de 2012 em 08:54
    Permalink

    Olá..

    Vc conhece alguém de sua confiança que ensine inglês (que leve a sério e seja responsável) via Skype? Aguardo. Favor responder por e-mail, pois fica mais fácil pra mim. Obrigada.

    Resposta
  • 3 de outubro de 2012 em 17:39
    Permalink

    hi! Ueriton, td bem? gostaria de agradecer pelas dicas. estou te acompanhando a algum tempo e meu ingles melhorou significativamente. até a proxima. See you later! Aligator!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *