Entonação é importante em qualquer idioma

Este post já foi lido 2010 vezes desde 27/06/2015

Quando estamos conversando com alguém, as palavras não são a única “fonte de informação” que possuímos para transmitir uma mensagem a outras pessoas. Além do que está sendo dito em si (as palavras), passamos informações também através do tom e altura da voz, expressão corporal, etc.

Hoje irei focar especificamente na maneira de falar as coisas, que é o que chamamos de entonação (intonation em inglês). A entonação costuma ser definida como a melodia de um idioma, pois como uma música, temos “notas altas” e “notas baixas”, ou seja, a voz pode “subir” e “descer” de acordo com a mensagem a ser passada e o estado da pessoa.

intonation - entonação em inglês

O tom de voz usado por uma pessoa pode indicar dúvida, medo, empolgação, entre muitos outros. Do ponto de vista técnico, existem tipos de entonação em inglês. Se tiver interesse em saber mais sobre esta parte “técnica”, você pode ouvir o podcast do prof. Adir Ferreira (parte 1 e parte 2), onde ele fala especificamente sobre isso. Além disso, como complemento ao podcast, você pode assistir ao vídeo abaixo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=Aoj4HZlLQBY

Um item que pode fazer no sentido da frase é enfatizar uma palavra específica. Dependendo da palavra, o sentido pode mudar totalmente. Vou dar um exemplo em português para ilustrar melhor. Na frase “Eu não falei que ele roubou meu celular“, cada palavra enfatizada passará uma mensagem diferente. Se a palavra eu for enfatizada, passamos a ideia que foi outra pessoa que falou. Se a palavra falei tiver ênfase, queremos dizer que não falei, mas poderia ter escrito, por exemplo. Se a ênfase estiver em ele, passamos a ideia que foi outra pessoa que roubou, e assim por diante. Isso pode acontecer em inglês também, em algumas situações.

A pergunta que não quer calar é: como então melhorar a sua intonation? A resposta é simples: listening, listening, listening. Você só conseguirá pegar as nuances de um idioma se estiver familiarizado com eles. Sendo assim, você precisa ouvir nativos falando inglês. Sugiro que você ouça e tente repetir as entonações usadas pelas pessoas que estão falando. De preferência faça isso sozinho, para não atrapalhar as pessoas que estiverem próximas.

Se você faz curso em uma escola de idiomas, pode “usar e abusar” dos CDs de áudio que costumam vir junto com o seu material. Além disso, você pode usar (entre outras) as seguintes “fontes” para ter acesso a áudios em inglês e assim poder praticar o seu listening e a intonation:

Vou ficando por aqui hoje. Espero que o post tenha sido útil. Até a próxima,

Ueritom

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *