Entrevista com blogueiros – Adir Ferreira – parte 3

Este post já foi lido 814 vezes desde 27/06/2015

Hoje termino a entrevista com o Adir Ferreira. Se você não viu ainda, leia a parte 1 e a parte 2. Segue:

***

8.       Você lançou recentemente o Curso de Pronúncia – Inglês Americano. Podes descrever melhor o que é exatamente este curso e o que pode-se esperar dele?

R: O curso de pronúncia foi escrito uns quatro anos atrás, de maneira bem amadora. Eu sempre comprava livros sobre pronúncia escritos por brasileiros e via que tinha muita coisa técnica e era muito confuso em si. Tinha muita informação e não oferecia ao leitor uma maneira mais simples.

Por isso dividi o curso em três módulos: sons de vogal, sons de consoante e particularidades do inglês falado.

curso de pronuncia - ingles americano
Clique na imagem para conhecer o curso

Nos módulos das vogais e consoantes eu apresento o som transcrito pelo Alfabeto Fonológico Internacional, o IPA, que são aqueles símbolos que a gente encontra nos dicionários depois das palavras. Todas as palavras dos módulos de vogais e consoantes vêm com a tradução em português e com a letra ou letras em negrito referente ao som em questão.

Um exemplo:

critique (crítica positiva)

Na palavra acima vocês veem que o som em questão, o /i:/, que é um “i” mais compridinho, vem em negrito. Isso acontece também no módulo das consoantes.

Incluí, quando foi oportuno, algumas frases pequenas e vários minimal pairs, que são palavras bem parecidas, como man e men, sleep e slip, entre várias outras. Comparar esses tipos de palavras é muito proveitoso para o aluno brasileiro pois temos a tendência de pronunciá-las da mesma forma.

Veja também:  Entrevista com brasileira que mora no Canadá - parte 2

O módulo três é super legal, pois traz o inglês do dia-a-dia, aquelas peculiaridades que só quem vive a língua aprende. Este módulo traz as contrações em inglês, a pronúncia correta de palavras que são substantivo e verbo ao mesmo tempo, tipo “conflict”, a terminação “ed” dos verbos regulares, como pronunciar os phrasal verbs corretamente e muito mais coisa legal.

O curso de pronúncia é um material feito para simplificar a vida do aluno, sem muita frescura, direto ao ponto porque hoje em dia não temos muito tempo de ficar “reinventando a roda”.

 

9.       Quais são seus planos para o futuro, com relação ao inglês?

R: Tem vários materiais novos chegando nos próximos meses. Posso adiantar um que é para os alunos que estão começando a aprender inglês, bem facinho e prático. Também tem um outro, que vai chegar em novembro/dezembro – um material bem completo em parceria com o English Experts, que eu não posso contar ainda. =(

Gosto muito de ler e saber sobre assuntos novos, nem sempre ligados à minha área e se encontro um livro cujo autor é americano ou britânico, tento comprar o livro no idioma original. Também faço isso com o francês e o espanhol.

E o inglês eu aprendo todos os dias uma coisa nova, é incrível. E vou compartilhando no Facebook, Twitter etc.

 

10.   Alguma consideração final? Algum recado para os leitores do Inglês para Leigos?

Baby steps. Passos pequenos e constantes. Ninguém aprende nada miraculosamente, do dia para a noite, e temos que ser persistentes. Lembrem-se: se alguém já fez, você pode fazer também.

Deixo um abraço grande a vocês, leitores do Inglês para Leigos, e se quiserem entrar em contato comigo:

Site: www.adirferreira.com.br

Email: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/adirferreiraidiomas

***

Veja também:  Entrevista com blogueiros – Denilso de Lima – parte 3

E aqui termina a entrevista com o Adir Ferreira. Espero que tenham gostado. Se você quiser entrar em contato com ele, pode usar um dos canais mencionados acima. A partir do próximo post, o blog voltará com a sua “programação normal”.

Até mais,

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *