Entrevista com blogueiros – Alessandro Brandão do English Experts (Parte 1)

Este post já foi lido 812 vezes desde 27/06/2015

Publico hoje a primeira parte da entrevista feita com o blogueiro Alessandro Brandão, do blog English Experts. Este blog é um dos maiores (senão o maior) blog relacionado a língua inglesa no país. Possui quase 120 mil pessoas subscritas para receberem as atualizações do seu blog. Além disso, ele possui um fórum de discussão, onde as pessoas discutem a língua inglesa, fazem perguntas e respondem às dúvidas de outros leitores. Vale a pena conhecer, assim como também acompanhar o English Experts no Facebook e no Twitter. Veja agora a entrevista que foi concedida pelo Alessandro:

Fale um pouco sobre você (nome, idade, onde mora, o que faz atualmente…)

Meu nome é Alessandro Brandão, 32 anos, casado e com um filho maravilhoso. Sou mineiro de Montes Claros. Apesar de atuar profissionalmente como analista de sistemas tenho como hobby estudar e ensinar inglês. Trabalho com sistemas de ensino a distância.

Veja também:  Entrevista com brasileira que mora nos EUA - parte 3

Como foi seu primeiro contato com o inglês e como você fez para aprender o idioma?

Desde muito cedo fui influenciado por um tio, hoje um dos colaboradores do site. Lembro do volume de revistas de informática (em inglês) que ele me deu. Na época eu não tinha computador e essas revistas acabaram me levando a fazer algumas escolhas: informática e inglês. Tenho até hoje a edição da Windows Magazine de Dezembro de 1995. Só Deus sabe o quando eu penei para traduzir os primeiros textos da revista: dicionário na mão e muita paciência. Valeu a pena!

Acho que a minha evolução no idioma veio mesmo com a internet, primeiro nos grupos do Yahoo, depois conversando com nativos via Skype. Sou muito grato aos amigos americanos Mary Ziller e Adam Lorenz. Eles me ajudaram muito. Enquanto eu os ensinava português, eles me ajudavam com o inglês.

Referência: http://www.englishexperts.com.br/2007/04/15/aprender-ingles-estabeleca-metas-e-faca-sucesso/

english experts logo

Você já morou no exterior? Caso sim, onde e por quanto tempo? Caso não, pretende morar algum dia?

Veja também:  Entrevista com blogueiros - Carina Fragozo - parte 2

Ainda não, mas não foi por falta de oportunidade, eu que ainda não priorizei isso. Mas está nos planos fazer uma viagem para o exterior no ano que vem.

Você acha possível aprender inglês apenas através da internet?

Sim, por isso aposto tanto nas ferramentas de ensino a distância. A internet veio para facilitar muito a vida de quem estuda idiomas. Agora as informações estão todas aí disponíveis para quem quer aprender. Bem diferente da época em que comecei, era muito difícil encontrar, uma letra de uma música em inglês. O pessoal das antigas vai se lembrar da dificuldade que era para tentar acompanhar uma música do Roxette.

É importante lembrar que às vezes temos que sair do mundo online e ir para o off-line. O contato com pessoas ao vivo é muito importante. Antigamente eu fazia reuniões semanais com amigos num barzinho, era proibido falar português, além de divertido era muito proveitoso pros estudos. Quero voltar a fazer isso!

Veja também:  Entrevista com blogueiros - Real Life English (parte 1)

Esta foi a primeira parte da entrevista. Em breve sairá a segunda parte. Enquanto isso, leia  outras entrevistas com blogueiros que já publiquei por aqui. Até mais!

Ueritom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *