Entrevista com blogueiros – Real Life English (parte 3)

Este post já foi lido 685 vezes desde 27/06/2015

Hoje, para finalizar a entrevista com o pessoal do Real Life English, publico a parte 3. Caso ainda não tenha visto, veja primeiro a parte 1 e a parte 2. Acompanhe o final da entrevista:

 ***

Como funciona sua metodologia de ensino?

O nosso sistema abrange aspectos de muitos métodos e estratégias, mas em termos gerais, tentamos ajudar os nossos alunos cultivar as condições e atitudes para fazer o inglês uma experiência autentica e prazerosa, na sala de aula bem como no dia a dia das suas vidas.

Mexemos muito com exercícios de fluência, que basicamente são situações (ou seja roteiros) que vamos repetindo regularmente até atingir proficiência nesse aspecto do idioma.

Ao invés de usar o ensino (explicito) de gramática como coluna vertebral, simulamos situações reais que utilizam a gramatica (implícita) para cultivar a fluência de uma forma intuitiva (só ensinamos a gramática de forma explícita para complementar a aplicação, treina-lo em casa e preencher as lacunas estruturais).

Um exemplo simples disso seria cumprimentos, apresentações e despedidas. Talvez você não seja totalmente fluente em inglês, mas você pode, em pouco tempo e sem muita dificuldade, atingir fluência nesse aspecto do idioma. Depois é muito fácil usar no dia a dia de forma natural.

Veja também:  Entrevista com blogueiros – Real Life English (parte 2)

Mesmo que você não fale inglês fluentemente, você pode se apresentar, se cumprimentar, e se despedir de uma forma claramente fluente com umas semanas de prática. O repertório de vocabulário, a pronúncia e a estrutura de gramática para aprender isso não é difícil, mas exige muita repetição para fazê-lo permanentemente. Isso pode enganar o ouvinte, mas não representa nenhuma falta de integridade no processo.

Da mesma forma, todos tempos os tempos verbais e regras gramaticais tem uma forma dinâmica de simulá-lo e integrá-lo no dia a dia da aula. Ao fazer tais exercícios de fluência 10-15 minutos por aula (de formas diferentes para manter o interesse) durante 8 a 10 aulas, a atividade se torna quase um roteiro inconsciente que serve como âncora firme nesse aspecto do idioma.

Só representa uma mudança de ordem na sequência de objetivos de aprendizagem e na aplicação, mas faz uma diferença gigantesca na psicologia do aluno, que passa a se engajar no processo de outra forma. Agora tem acesso a experiências pequenas de fluência muito cedo no processo.

Veja também:  Entrevista com blogueiros - Denilso de Lima - parte 1

Estratégias como “exercícios de fluência,” “Lifestyle English”, junto com uma vontade sincera de aprender, tendem a catalisar uma mudança de paradigma que permite o aluno enxergar o inglês como algo real, interessante e sobretudo como uma porta que abre para o resto do mundo. Daí, é só questão seguir adiante e curtir do processo!

Que dica vocês dão aos leitores do Inglês para Leigos para poderem dar um “up” nos seus estudos de inglês?

1. Esclarecer porque você está querendo aprender e use isso para inserir entusiasmo e criatividade no seu processo. Se você  tiver uma boa e razão interna (não “porque tenho que aprender inglês para a minha profissão”), isso vai animar o processo inteiro.

2. Tente vincular as coisas que você já gosta de fazer com a sua aprendizagem de inglês, faça-o TODO DIA com rotinas que se inserem na sua vida de forma conveniente (no carro, no ônibus). Excelência em qualquer área exige uma dedicação diária, não só 2 vezes por semana.

Veja também:  Entrevista com blogueiros - Alessandro Brandão do English Experts (Parte 1)

Se você gosta de cozinhar, por exemplo, vá no google e ache blogs e vídeos que tratam com isso EM INGLÊS. Ache comunidades de pessoas EM INGLÊS que estão apaixonados também. Se você procurar, vai ver uma melhoria muito grande na variedade e qualidade de informação pois o inglês é o idioma internacional. No principio vai gerar desconforto pois talvez você tenha que lutar muito para entender pouco, mas confie que está aprendendo.

Desse jeito, daqui a pouco tempo, você vai ver a sua vida E o seu inglês mudando e integrando cada vez mais canais internacionais de informação e cultura. Você terminará expandindo a sua perspectiva e esclarecendo o que realmente significa ser Brasileiro, E TAMBÉM o que significa ser cidadão do mundo.

Alguma consideração final?

Estamos muito grato pela oportunidade de compartilhar com vocês, pessoas que identificam com uma visão tão legal quanto Inglês Para Leigos. Estamos aprendendo cada vez mais com vocês, sobre o ensino e aprendizado inglês, bem como a criação de comunidade.  Vocês estão no lugar certo para aprender. Obrigado e um grande ABRAÇO!

***

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *