Entrevista com blogueiros – Carina Fragozo – parte 2

Este post já foi lido 1772 vezes desde 27/06/2015

Hoje publico a parte 2 da entrevista com a simpaticíssima Carina Fragozo, dona do blog English in Brazil. Se você não leu a parte 1 ainda, clique aqui para ler antes de prosseguir.

***

5. Quais as maiores dificuldades que você percebe com relação ao aprendizado de inglês tanto entre os leitores do seu blog quanto de estudantes de inglês em geral?

R: Acho que é a pressa. As pessoas não têm paciência para perceber que o aprendizado de uma língua estrangeira não ocorre do dia para a noite e que, na maioria das vezes, a fluência leva anos para ser alcançada. As pessoas querem aprender, mas não têm foco algum. Pegam inúmeros livros na internet e se preocupam mais em descobrir uma “técnica milagrosa” para aprender inglês do que realmente em se organizar, focar e dar o primeiro passo.

English in Brazil logo

6. Você tem alguma sugestão para quem faz inglês por obrigação e/ou que acha que não vai precisar do idioma se interessar em aprender com vontade?

R: Aprender uma língua estrangeira requer um mínimo de motivação pois, como eu disse, é um processo que pode demorar anos. Por isso, procure criar uma necessidade, seja ela entender um filme ou conseguir ler um texto em inglês. A partir disso, traga o inglês para a sua realidade,  procure aprender de uma maneira que você realmente goste e, finalmente dê o primeiro passo, que pode ser contratando um professor particular,  se matriculando num curso de inglês, aprendendo através de videoaulas, explorando aplicativos de celular, enfim… hoje em dia há uma infinidade de recursos que poderão te ajudar a aprender a língua.

7. Você fez um Hangout com o Denilso de Lima recentemente. Como foram a recepção e o feedback? Vocês pretendem repetir a dose?

R: Sempre admirei o trabalho do Denilso e nem pensava na possibilidade de um dia bater um papo com ele. Hoje, apesar de ainda não nos conhecermos pessoalmente (ele mora em Rondônia e eu em São Paulo), nos falamos pela internet com frequência para trocar ideias e dividir experiências. A ideia para o hangout surgiu em uma dessas conversas. Ficamos muito felizes com a resposta do público que acompanha nosso trabalho pois, durante a transmissão, foram muito participativos e enviaram perguntas e comentários super interessantes. O Denilso é um excelente profissional que tem muito a compartilhar com os estudantes de inglês. Por isso, seria um prazer fazer algo juntos novamente.

8. Você acha que morar no exterior é essencial para se falar bem inglês ou isso é relativo?

R: Definitivamente não, e eu sou a prova disso. Quando decidi fazer um intercâmbio de dois meses em Londres, já era fluente em inglês e, e tudo o que eu sabia eu tinha aprendido aqui no Brasil. Claro que na época do intercâmbio o meu listening e speaking estavam afiadíssimos, pois eu não tinha outra opção além de falar e ouvir em inglês o dia inteiro. Mas acho perfeitamente possível aprender inglês no Brasil, desde que você busca criar situações de imersão (através de filmes, séries, músicas, leitura, etc.).

9. Falando nisso, você já morou ou pretende morar no exterior algum dia? Caso sim, onde e porque?

R: Nunca “morei”, apenas fiquei em Londres por dois meses e fiz um “mochilão” em alguns países da Europa (usei mala em vez de mochila. Não façam isso, é muito peso!). Se tudo der certo, farei parte do meu doutorado em alguma universidade estrangeira. Pretendo visitar muitos países, mas não tenho a intenção de morar fora, não.

10. Alguma consideração final?

R: Agradeço pelo interesse em conhecer um pouco mais sobre meu trabalho e minhas ideias, foi um prazer. E parabéns pelo trabalho no Inglês para Leigos!

***

Espero que vocês tenham gostado da entrevista. Você pode seguir a Carina e o blog dela no Facebook, no Youtube, Google Plus ou Twitter.

5 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *