Como escrever e-mails em inglês?

Este post já foi lido 2918 vezes desde 27/06/2015

Os e-mails são uma das formas mais utilizadas de comunicação atualmente. Eles podem ser considerados os sucessores de cartas, memorandos e alguns tipos de documentos, mesmo que estes últimos ainda sejam utilizados (não com a mesma frequência de antes, mas ainda são).

Caso você não saiba, a expressão e-mail é um “encurtamento” de electronic mail, ou correio eletrônico em inglês. Ou seja, se você ouvir falar de correio eletrônico, saiba que a pessoa estará falando do nosso querido e-mail.

 

como escrever emails em ingles

 

 

Saber como escrever um e-mail em inglês pode ser necessário em algumas circunstâncias. Por isso, neste post vou tentar dar algumas dicas básicas sobre este tema para que você possa escrever seus e-mails com mais qualidade.

Existem dois tipos de e-mails: o primeiro são e-mails formais, que são usados na maioria das vezes em situações profissionais ou que envolvam empresas, e os e-mails informais, que são mais utilizados entre pessoas jovens e/ou amigos que possuem certa intimidade e não se importam ou não gostam de utilizar uma linguagem mais “restrita”. E-mails informais são também muitas vezes utilizados entre colegas de trabalho.

Definido o tipo de e-mail, é hora de conhecer as suas partes.

ASSUNTO

O assunto é a primeira parte de uma mensagem que qualquer pessoa vê ao abrir sua Caixa de Entrada. É ele quem decidirá se a pessoa lerá a mensagem ou não. Sendo assim, use assuntos sucintos e que descrevam de forma resumida o que será tratado no e-mail. Isso vale tanto para situações formais quanto informais.

Em situações informais, no entanto, se você conhece a pessoa, você pode colocar apenas um Hi ou algo mais simples, pois a chance de a pessoa abrir será maior, independentemente do assunto.

Em todo caso, algo que deve ser evitado a todo custo é colocar toda a mensagem no assunto do e-mail. Este campo não foi feito para isso, e não há espaço suficiente também. Já recebi mensagens de pessoas que escreveram tudo o que queriam falar no assunto e deixaram o corpo do e-mail em branco. Tome cuidado com isso.

APRESENTAÇÃO

Esta parte é o “cabeçalho” do e-mail. É onde você irá fazer a saudação inicial. E-mails formais geralmente começam com Dear (Prezado, Caro) e mais um pronome de tratamento (Mr/Mrs/Miss) e mais o nome da pessoa, ou apenas o nome. Ou ainda pode-se usar apenas Sir/Madam, dependendo se o destinatário for homem ou mulher.

Resumindo, aqui temos alguns exemplos de saudações iniciais:

  • Dear Mr. Jones;
  • Dear Mrs. Ribeiro;
  • Dear Miss Taylor;
  • Dear Sandra;

Em e-mails informais, você pode usar uma saudação mais informal, como Hi, Hello, Hi Sandra, entre outras. Lembre que não há muita exigência neste caso.

“DESENVOLVIMENTO”

Aqui é onde a mensagem em si será transmitida. Se for um primeiro contato, é recomendável se apresentar (nome, onde mora ou o que faz), bem como o motivo do contato. Em situações formais, deve-se evitar o uso de gírias, exclamações, contrações, internetês e smiles/emoticons.

Veja um exemplo abaixo:

My name is Arlene Rivers. I am writing about the traffic citation I received on December 31, 2009. I obtained your e-mail address for the Westchester County Clerk website.

Os guias de estilo recomendam que você não escreva mais de 5 parágrafos e que cada parágrafo não tenha mais que 5 frases. Além disso, recomenda-se deixar uma linha em branco entre um parágrafo e outro, para facilitar a identificação de onde termina um e onde começa o outro. Não é necessário deixar um espaço na linha inicial de cada parágrafo, até porque na maioria dos sistemas de e-mail, ele será ignorado. Se possível, utilize alinhamento justificado também.

Faça também o possível para respeitar as normas de gramática e ortografia da língua inglesa.

ENCERRAMENTO

Depois que você “der o recado”, é hora de encerrar a sua mensagem. Situações informais permitem o uso de um “bye“, “see you“, “thanks for now“, bem como suas “abreviações” (c u, thx, c u l8r, etc).

Em e-mails formais, você deve usar uma despedida mais “rebuscada”, como uma das abaixo:

  • Yours sincerely;
  • Yours faithfully;
  • Regards;
  • Kind regards;
  • Kind regards;
  • Sincerely;

Por fim, termine com seu nome completo em e-mails formais ou apenas como o primeiro nome/apelido em e-mails informais.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Se você for escrever um e-mail formal, é importante também observar o seu endereço de e-mail. O “melhor” é que ele seja composto do seu nome e sobrenome, ou contenha algum apelido “neutro” no máximo. Evite e-mails do tipo gatinhamanhosa27@… ou joaolindaogostosao@…

Isso fará com que você perca sua credibilidade e até respeito logo de cara. Isso vale também (e principalmente) se você for enviar e-mail solicitando vagas de emprego. Neste caso você não irá querer passar uma “impressão errada”, não é? 🙂

AMOSTRA DE E-MAIL FORMAL

Para finalizar, disponibilizo para download um documento que localizei na internet e que contém dois modelos de e-mails formais em inglês. Para baixar, basta clicar no botão Like abaixo e aguardar alguns segundos (lembre-se de conectar ao Facebook primeiro):

[like-to-dl theme=”blue” url=”http://www.um.edu.mt/__data/assets/pdf_file/0006/65346/engspec2011.pdf” like_url=”https://inglesparaleigos.com/2013/10/escrever-e-mails-ingles/” message=”Clique no Like e aguarde alguns segundos para iniciar o download.”]

Espero que este post sobre como escrever e-mails em inglês seja útil a você. Caso você tenha alguma dúvida ou alguma informação extra, fique à vontade para deixar comentário.

Até mais,

Ueritom

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.