Escute inglês mesmo sem entender

Este post já foi lido 3226 vezes desde 27/06/2015

Muito se fala sobre a importância de treinar o listening na língua inglesa. Realmente, o listening é algo muito importante para quem quer ser fluente ou pelo menos ter noção do que está sendo dito e saber responder adequadamente. Todo estudante de inglês que se preze deve ter pelo menos um pouco de listening em seu “planejamento” de estudos da língua inglesa.

O problema maior neste caso é que quem é iniciante fica um tanto receoso com isso e alega que não consegue entender nada ou quase nada do que está sendo dito. Entendo que essa situação pode ser um tanto “assustadora” e talvez até desmotivante, porém minha sugestão é que você comece a ouvir o inglês sendo falado mesmo assim.

Para explicar melhor, vou usar uma analogia: quando você era bebê, do nascimento até aproximadamente 1 ano, você não fala nenhuma palavra que seja, em qualquer idioma. O máximo que você faz é emitir alguns sons. Porém, desde o seu nascimento você ouve as pessoas conversando com você, mesmo sem entender. A repetição faz com que você passe com o tempo a assimilar o que está sendo dito, aprenda palavras, frases e após algum tempo começa a falá-las também. É muitíssimo provável que você não lembre dessa fase de sua vida; no entanto, você pode observar qualquer bebê que o processo será parecido.

Com o tempo, você continua ouvindo as pessoas ao seu redor falando português, você vai aumentando o seu vocabulário, vai conhecendo novas frases, notando as nuances e as diferenças no tom de voz e expressões faciais das pessoas, e assim por diante. Note que houve uma evolução gradativa, porém que teve que começar de alguma forma.

listening em ingles

Com base na “historinha” contada acima, recomendo que você comece a ouvir mais a língua inglesa, para “treinar” o seu ouvido. A internet veio a facilitar e muito essa opção, pois o que não falta na web é conteúdo relacionado à língua inglesa. Já falei inclusive aqui no blog sobre algumas opções disponíveis, tais como:

Algumas opções possuem a separação por nível, noutras há a opção de inserir legendas. Algumas ainda permitem que você defina a velocidade que você irá ouvir. Você irá definir isso através de pesquisas e testes, para que você escolha o que for melhor para você. Em todo caso, não se intimide caso você não esteja entendendo o que está sendo dito. Persista, que com o tempo você começará a “pegar” o que está sendo dito, como quando éramos crianças.

E você, pratica seu listening? Qual a importância que você atribui a ele no seu aprendizado? Você conhece/utiliza alguma outra ferramenta diferente das mencionadas acima? Deixe comentários e vamos trocar experiências!

Até mais,

Ueritom

10 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *