Estabeleça metas e obtenha sucesso

Este post já foi lido 1088 vezes desde 27/06/2015

Muita gente diz que quando se deseja obter algo, é necessário planejamento. E, ao fazer planejamento, é necessário definir metas. Ou seja, coisas que você pretende alcançar dentro de um determinado período de tempo.  Assim, fica mais fácil decidir as ações a serem tomadas e também mensurar a sua evolução, pois se você sabe para onde quer ir, fica mais fácil definir o “caminho”.

Todo ano, no ano-novo, milhões de pessoas fazem as famosas “promessas”, onde dizem que  vão emagrecer, encontrar um amor, viajar ao redor do mundo, iniciar um curso, ou qualquer outra coisa. No entanto, a grande maioria dessas promessas e metas deixam de existir em pouco tempo. Creio que isso possa acontecer por um dos (ou ambos) motivos a seguir: o primeiro motivo é que ela foi feita no “calor da hora”. Isso quer dizer que geralmente na hora do Reveillon a pessoa está feliz, junto com os amigos e/ou família, talvez tenha bebido um pouco, e com isso fica no clima de “ano-novo, vida nova”, onde quer fazer uma “revolução” em sua vida. Mas aí entramos no segundo problema, que é a falta de planejamento e de especificidade.

Vou explicar melhor: se você disser apenas quero emagrecer, isso está muito vago e incompleto. Quantos quilos você quer emagrecer? Até quando? Como pretende fazer isso? Sem um planejamento, a pessoa não fará nada de diferente para perder peso, e com a falta de resultado, ela irá desanimar e com isso acabará abandonando sua meta por completo.

defina suas metas

Sendo assim, sugiro que você aproveite o fim deste ano de 2012 e também o ano que está chegando e defina já as suas metas, tanto na vida pessoal quanto com relação ao aprendizado de inglês.  Primeiro você precisa fazer uma autoanálise e definir onde você está no momento. Pegue papel e caneta e vá anotando tudo o que lhe vier à mente. Não minta para si mesmo. Escute aquela vozinha que fica na cabeça. Seja sincero, é sua vida que está em questão (não estou dizendo que você irá morrer. Longe disso. O que eu quis dizer é o que você irá fazer daqui pra frente e as consequências disso). Faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Estou satisfeito com a vida que venho levando atualmente?;
  • O que gostaria de mudar?.
  • Em quanto tempo eu consigo fazer isso?;
  • O que eu preciso fazer para atingir esse objetivo?;

Anote tudo em um papel e deixe em um lugar visível, para que você veja com frequência e possa comparar em “tempo real” a sua evolução. Se por acaso as ações que você estiver tomando não estiverem dando resultado, tente outra coisa diferente, e assim vá vendo que você irá evoluir muito mais rapidamente. Estabeleça metas com relação a aprender ou aprimorar o seu inglês.

Não esqueça: estabeleça metas que sejam alcançáveis. Não peça nada “impossível”, como ir à Lua, por exemplo. Do contrário, você pode acabar se frustrando.

E então, como você quer estar nessa mesma época ano que vem? Espero comentários.

Até mais,

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.