Interpretando textos em inglês

Este post já foi lido 2049 vezes desde 27/06/2015

O post de hoje será mais focado em quem faz concursos e vestibulares, como o ENEM. Isso não quer dizer que outras pessoas não o possam ler, mas sim que este será direcionado especialmente a este público. Antes, porém, gostaria de agradecer ao pessoal do site InfoENEM, que indicou o Inglês para Leigos entre os sites recomendados na parte de inglês para quem vai fazer vestibular, incluindo, é claro, o ENEM.

Voltando ao tema, hoje vou dar dicas para auxiliar quem precisa fazer interpretação de textos em inglês. As provas de vestibulares não costumam exigir regras gramaticais ou nada deste tipo. Provas de vestibulares cobram interpretação de texto, seja um trecho de um livro, notícia de jornal, tirinhas, etc. Portanto, o candidato deve ter noções de inglês e uma certa capacidade analítica para poder compreender o texto.

interpretação de textos em inglês

Ao se deparar com um texto em inglês, recomenda-se fazer o seguinte: dê uma lida inicial no texto, para se ter uma ideia geral do que o texto fala. Essa primeira lida pode ser superficial, apenas para você ter uma noção do que fala o texto. Em seguida vá para a primeira pergunta relacionada ao texto e leia-a, até entender o que está sendo pedido. Então volte ao texto e procure pela resposta, lendo atentamente até encontrar.

Veja também:  Inglês para Vestibular

É possível que você ocasionalmente encontre alguma palavra que não conheça. Infelizmente você não poderá consultar o dicionário na hora. Sendo assim, a solução é “deduzir” a partir do contexto em que a palavra aparece. Na maioria dos casos, a palavra será possível de identificar pelo contexto no qual a mesma aparece. Para se ter uma ideia, veja uma questão que apareceu na prova do ENEM de 2011:

questão de inglês do ENEM 2011

Para que você pegue prática na interpretação de textos, sugiro que você leia bastante textos em inglês e comece a analisá-lo. Seria interessante também fazer resumos do mesmo, escrevendo o que você entendeu sobre o mesmo. Assim você chegará mais preparado na hora da prova.

É claro que não só quem faz vestibulares que precisa saber interpretar um texto. Qualquer pessoa que queira ter fluência em inglês sabe que a leitura é uma parte importante no processo de aprendizado. Sendo assim, você deve ler sempre que puder, seja jornais, revistas, ou o que for. Se preferir, pode também ver as questões de inglês do ENEM 2011.

Veja também:  Inglês para Vestibular

Você tem alguma tática para ficar fera na interpretação de textos? Compartilhe com a gente! Deixe comentário contando..

Até mais,

Ueritom

3 comentários em “Interpretando textos em inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *