Já ouviu falar do schwa?

Este post já foi lido 2835 vezes desde 27/06/2015

Nas aulas de Português, aprendemos sobre separação de sílabas, bem como sobre as regras de acentuação. Aprendemos que quando uma palavra tem acento, este cai na sílaba tônica (a mais “forte”) da palavra. Nem todas as palavras são acentuadas, mas quase todas possuem uma sílaba tônica.

Se a sílaba tônica é a mais forte da palavra, as mais “fracas” são chamadas de sílabas átonas. Em inglês, também temos estes dois tipos de sílabas. As tônicas são chamadas de stressed e as átonas são chamadas de unstressed. Se quiser saber um pouco mais sobre sílabas tônicas em inglês, recomendo a leitura deste post.

Em inglês, existe um som que é relativamente comum em sílabas atónas. Este som é chamado de schwa e é uma das maiores dificuldades dos brasileiros que aprendem inglês. Isto se deve ao fato que não existe um equivalente direto para este tipo de som em nosso idioma. Um estudante iniciante costuma ter dificuldade em identificar este tipo de som. Com o tempo, seu ouvido vai ficando “treinado” e ele começará a reconhecê-lo com mais facilidade.

Este som possui uma representação exclusiva no IPA (também conhecido como Alfabeto Fonético Internacional), que é a seguinte:

som do schwa

AFINAL, O QUE É O SCHWA?

O schwa nada mais é do que uma vogal unstressed que serve de “complemento” para a sílaba tônica. Ela não tem posição definida na palavra; pode aparecer tanto no começo, no meio ou no final da palavra.

Para entender melhor, pegue como exemplo a palavra casa, em português. O primeiro A é tônico e pronunciado de forma bem “declarada”. Já o segundo A não possui tanta “força” e possui um som mais curto e fraco.

Em inglês, existem variações do schwa de acordo com a vogal utilizada. Veja alguns exemplos (clique sobre a palavra para ouvir a sua pronúncia):

Note que existe um certo padrão sonoro para as vogais destacadas. Este é o “famoso” schwa. Ele pode também aparecer no começo da palavra, conforme os exemplos a seguir: allow, ahead, understand, offend, evaluate.

Para finalizar, um vídeo relacionado sobre este tema:

httpv://www.youtube.com/watch?v=UMebBCUzWuA

Resumindo, o schwa é um som bastante comum e utilizado em inglês. Saber identificá-lo e como pronunciá-lo será um grande passo para melhorar a sua pronúncia em inglês.

Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato.

Até mais,

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *