Learning English: What Works? (parte 1)

Este post já foi lido 2277 vezes desde 27/06/2015

O post de hoje é um guest post escrito pela Lisa Biskup, uma professora norte-americana e criadora do site English Fluency Now, onde ela dá dicas de inglês para estudantes de todo o mundo. Conheça o blog dela, sua página no Facebook e os seus podcasts, que são muito bons, na minha opinião. Acompanho-os já há um bom tempo.

 Ela se ofereceu a escrever quatro posts (um por semana) para o blog, por quatro quartas-feiras seguidas. A cada semana ela falará sobre uma habilidade diferente no que se refere ao aprendizado da língua inglesa. O post de hoje fala sobre o listening. Porém como ele ficou um pouco extenso, vou dividi-lo em duas partes.

english-fluency-now-podcast

O post publicado aqui foi traduzido. Caso você queira, poderá baixar o texto original em inglês, no formato PDF. Segue o texto dela (a 1ª parte):

***

Parte 1 – Listening

Como professora e “treinadora” de inglês, eu trabalho com estudantes de várias partes do mundo diariamente e vejo o que funciona e o que não funciona no que se refere a ajudar as pessoas a se tornarem fluentes na língua inglesa.

Nesta série de artigos, eu quero te dar algumas dicas sobre como fazer coisas que realmente funcionam, nas quatro principais áreas do aprendizado de idiomas: listening (ouvir), speaking (falar), reading (ler) e writing (escrever).

 

Mas, primeiro o que é mais importante…

Aprender requer tempo e uma atitude positiva

 

Você provavelmente já deve ter percebido isso, mas aprender um novo idioma leva tempo. Leva tempo para treinar o seu ouvido e escutar os sons do inglês, aprender novos vocabulários e expressões e ter prática o suficiente para que você possa se expressar com confiança e facilidade.

 Se você aceitar que aprender um idioma leva tempo, então o próximo passo é ter uma atitude mental positiva. Ter uma atitude mental positiva quer dizer que você entende o que está aprendendo e por isso não fica se culpando caso entenda alguma coisa errada, esqueça palavras ou expressões ou ainda cometa algum erro.

Ter uma atitude mental positiva irá garantir que o aprendizado do inglês seja divertido para você (se não for divertido, então você precisa mudar algo).

A fim de obter o máximo do tempo que você gasta aprendendo inglês, eu sugiro que você foque primeiro no listening.

Nós aprendemos idiomas com nossos ouvidos

É bem provável, infelizmente, que você esteja aprendendo inglês através dos livros de exercícios e conteúdos na escola, e você não posse muito tempo realmente ouvindo em inglês. Eu conheço muitos estudantes de inglês que são ótimos leitores, mas que têm muita dificuldade em entender programas de TV e seriados. Ele possuem uma dificuldade ainda maior em entender uma conversa entre dois nativos.

 Para aprender os sons e o ritmo do inglês de forma adequada, você deve ouvir a matérias em inglês de alta qualidade o máximo possível; dependendo dos seus objetivos, o tempo deve ser de pelo menos uma hora a até cinco ou mais horas diariamente.

Lisa Biskup

www.englishfluencynow.com

***

Esta foi a primeira parte do primeiro post da Lisa. Espero que tenham gostado. Até mais,

Ueritom

12 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *