Learning English: what works? (parte 2)

Este post já foi lido 1306 vezes desde 27/06/2015

Hoje, a segunda parte do artigo Learning English: what works?, escrito pela Lisa, do site English Fluency Now. Caso você não tenha lido a parte 1, clique aqui antes de continuar. Você pode também baixar o original em inglês do texto abaixo e da parte 1 no outro post:

***

Escute inglês que você consiga entender

A chave para um sucesso rápido é ouvir a materiais onde você consiga entender a maior parte do que ouve. Os professores usam o termo input de termos compreensíveis. Isso quer dizer que o que está “entrando” é material que você consiga entender ao ouvir.

Por exemplo, se você está assistindo a um filme americano em inglês, mas você não consegue entender nada dele, isso não irá te ajudar tanto quanto ouvir um podcast ou a uma história mais simples em inglês, onde você entenda a maior parte do que é dito (pode ser divertido mesmo assim, mas  não será a estratégia mais efetiva para aumentar o seu nível de inglês). 

listening ingles

Se você escuta a materiais onde você entende quase tudo, você irá progredir mais rapidamente e poderá passar para o próximo nível de dificuldade, até que você possa entender praticamente qualquer coisa que um falante de inglês diga.

 

Iniciantes

Se você acabou de começar a aprender inglês, escolha diálogos curtos e histórias simples. Não avance para materiais mais difíceis até que você possa entender bem estes primeiro. Repita-os quantas vezes forem necessárias. Faça o possível para que o que você estiver ouvindo faça sentido e seja compreensível para você: use textos bilíngues, imagens, podcasts ou programas que possam te ajudar a começar com frases simples, entre outros.

 

 Estudantes de nível intermediário

 Se você já atingiu um nível intermediário de compreensão de listening, então experimente shows de TV, podcasts e filmes que te interessam. Gaste bastante tempo ouvindo a estes materiais várias vezes seguidas; cada vez que você o fizer, você entenderá mais.

Isso te ajudará a melhorar suas habilidades de fala também, mas falarei mais sobre isso no meu próximo artigo. 

Estudantes de nível avançado

Se você já está atualmente em um nível avançado de inglês, então eu sugiro que você tente trocar tudo o que for possível na sua rotina e que você faz em seu próprio idioma, para inglês.

Leia novos artigos, revistas ou posts de blogs em inglês, assista à CNN, BBC ou outros canais de notícias em inglês. Assista filmes que você gosta em seus formatos originais (sem legendas), assista shows de TV, TED talks, apresentações e discursos acadêmicos, escute podcasts para aprendizes de inglês avançado e/ou podcasts com tópicos específicos para falantes de inglês (você pode encontrar muitos podcasts interessantes sobre uma grande variedade de tópicos no iTunes).

 

O que não fazer

 Não escute materiais em inglês “por ouvir”, materiais onde você não entenda nada. Isso não irá ajudar você a progredir.

Quantos anos você ouviu músicas em inglês sem entender nada do que os cantores diziam? Isso é legal para se divertir, mas para aprender, foque em materiais que você possa entender. 

ouvir em ingles

Se algo é muito difícil, basta achar algo que seja mais fácil. Não pense que você deveria estar em um nível mais alto, quando você na verdade não está. Se você seguir esta importante estratégia, você irá melhorar rapidamente. Basta ser paciente com você mesmo. 

 A única ocasião na qual eu recomendo ouvir materiais mais difíceis do que você pode compreender é apenas se você estiver muito motivado. Por exemplo, se existe uma música que você “ame de paixão”, então faça de tudo para aprendê-la. Pegue a sua letra, traduza-a para o português e ouça-a 100 vezes ou mais. Certifique-se apenas que você esteja focando em entender o que você está ouvindo.

Para se tornar fluente em inglês, a primeira coisa na qual você deve se focar é entender o que ouve (listening). Gaste o tempo que tiver disponível diariamente, ouvindo coisas onde você entenda tudo ou a maior parte do que é dito. Entender palavras e expressões em inglês é o primeiro passo para se tornar fluente em inglês.

No meu próximo artigo, falarei sobre como se tornar um excelente falante de inglês.

***

E aqui termina o primeiro post da Lisa aqui no Inglês para Leigos. Na próxima semana, o segundo post. Até!

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *