Learning English: What Works? (Reading) – Parte 2

Este post já foi lido 759 vezes desde 27/06/2015

Hoje publico a continuação do terceiro post da Lisa Biskup, do site English Fluency Now. O tema é reading (leitura). Caso você não tenha lido a parte 1, clique aqui antes de continuar a leitura.

***

Input Compreensível – Novamente!

Um dos erros que muitos estudantes de inglês cometem é trabalhar com materiais que são muito difíceis.

read books

Assim como com o listening, você pode querer ler materiais que são interessantes para você e que não sejam tão difíceis. Se você estivá lendo um artigo onde você consegue entender apenas uma palavra ou outra, isso é muito difícil. Se você está lendo um livro e você tem que parar para consultar 20 ou mais palavras a cada página, escolha um livro mais fácil.

Aqui estão algumas ideias para encontrar bons materiais de leitura e como usá-los:

Leia sobre algo no qual você já tenha conhecimento (conhecimento de “background”)

Se você é um empresário de sucesso, leia livros sobre negócios em inglês. Se você é fã de futebol, leia sobre futebol. Se você ama cozinhar, procure por blogs escritos por chefs ou cozinheiros amadores. Você entendeu a ideia.

 

Leia livros infantis e novelas adolescentes

Nos EUA, a maioria dos livros infantis recebem um “nivelamento”. Por exemplo, o nivelamento equivalente para o primeiro livro do Harry Potter é nível 6. Esta avaliação é baseada na dificuldade do vocabulário, comprimento das frases, uso de palavras comuns x palavras não-comuns e complexidade. Procure no Scholastic.com para encontrar livros e os seus respectivos nivelamentos.

Comece com livros que são avaliados com níveis 1 e 2 e evolua com o tempo. A melhor coisa sobre isso é que você estará se expondo a palavras usadas com bastante frequência, boas estruturas de frases e aprenderá novos vocabulários. As histórias são geralmente curtas e “fofas”.

Foco

Outra estratégia é focar em artigos curtos; leia-o várias vezes, prestando muita atenção ao uso do vocabulário, estruturas das frases e significados. Não recomendo que você faça isso o tempo todo, pois a leitura deve ser divertida, mas como prática, deve ser feito no início e então para te ajudar a entender profundamente como certas palavras, frases e estruturas gramaticais são usadas.

Leia por prazer

Não me canso de dizer isso. DEVE SER DIVERTIDO. Lerp or prazer é o modo número 1 para aumentar o seu vocabulário e fluência no seu idioma nativo e também em inglês. Quanto mais você ler por prazer, mais vocabulário você conhecerá, melhor você entenderá o idioma quando você ouvi-lo e você terá a capacidade de conversar, em inglês, sobre uma grande variedade de tópicos.

Vá alem da leitura

Não fique “preso” apenas sendo um ótimo leitor. Ler é uma habilidade maravilhosa e uma excelente estratégia para aprimorar o seu inglês, mas a verdade é que muitos estudantes de inglês podem ficar “presos” sendo ótimos leitores, sem também se tornarem grandes falantes ou escritores.

Para ser um grande falante, você deve ouvir, ler, e o mais importante: falar.

Eu finalizarei esta série sobre o que funciona em aprender inglês na próxima semana, com um artigo final sobre writing (escrita).

Você provavelmente já imaginou que para se tornar um bom escritor, você precisa ler muito antes. Para ter um output de qualidade, você deve adquiri input de qualidade.

***

Este foi o terceiro artigo da de um total de quatro, escritos pela Lisa. Se você está gostando, deixe comentário.

Caso você queira baixar o original em inglês do texto deste post, é só clicar abaixo:

[wpdm_file id=16]

Até mais,

Ueritom

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *