O que é o Dia de Ação de Graças?

Cada país possui sua própria cultura, história e tradições, com festas comemorativas e feriados próprios. É assim no Brasil, onde temos por exemplo o Carnaval, o Sete de Setembro, São João, entre outras festas e feriados que acontecem ao longo do ano. Nos países de língua inglesa não é diferente, e eles também possuem as suas “festas”, como o Halloween ou o St. Patrick’s Day, por exemplo. No post de hoje vou falar sobre um “evento” que ocorre todo ano nos EUA e no Canadá: o Dia de Ação de Graças.

thanksgiving - dia de acao de gracas

Esta data, cujo nome em inglês é Thanksgiving Day, foi originalmente comemorada como agradecimento a Deus por parte de colonos ingleses a uma colheita boa que tiveram, após um ano ruim. Isso foi lá em 1621. Aos poucos foi se espalhando para outros estados, mas cada um comemorava à sua maneira. Em 1863, Lincoln “unificou” a data, determinando que ela fosse comemorada na última quinta-feira de novembro. Em 1939, Roosevelt tentou antecipar para a terceira semana de novembro, mas essa medida enfrentou forte oposição e durou apenas 2 anos. Em 1941, ele determinou que a data fosse comemorada na quarta quinta-feira de novembro e também que fosse feriado nacional. Sendo assim, neste ano de 2012 a data está sendo comemorada no dia da publicação deste artigo (22 de novembro). Esta data cairá sempre entre 22 e 28 de novembro, dependendo de cada ano. Já no Canadá, a data é celebrada na 2ª segunda-feira do mês de outubro (este ano foi celebrada dia 8 de outubro).

No Thanksgiving Day as famílias se reúnem para jantar, em algo que lembra a ceia de natal. Este feriado costuma ser passado com a família. No jantar, costuma-se ter peru, pois é algo tradicional para esta data. Muitas pessoas também usam a data para meditar e fazer orações, principalmente de agradecimento, como o nome sugere.

Outra “tradição” relacionada ao Dia de Ação de Graças nos EUA é a Black Friday. Esta data se refere ao dia seguinte ao Thanksgiving, onde grandes lojas de varejo oferecem bons descontos em seus produtos, para aumentar as vendas. Algo semelhante às liquidações das grandes lojas que vemos por aqui. Esta data costuma gerar muita correria e tumulto pelas lojas, pois todos querem aproveitar as grandes ofertas desta data.

Por hoje é isso gente. Espero que tenham gostado de saber mais um pouco sobre cultura relacionada à língua inglesa. Como encerramento, mesmo não sendo feriado por aqui, fica a sugestão de você meditar no que você tem de bom em sua vida e agradecer por isso. Se alguém quiser deixar comentário sobre este tema, fique à vontade. Os comentários servem para isso.

Até mais,

Ueritom

7 thoughts on “O que é o Dia de Ação de Graças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *