O que quer dizer a sigla YMCA?

Este post já foi lido 5811 vezes desde 27/06/2015

Na década de 70, um grupo chamado Village People fez muito sucesso com suas músicas e coreografias “irreverentes”. Em 1978, foi lançada uma música que viria a ser o maior sucesso do grupo. Seu nome é uma sigla, composta de quatro letras: Y.M.C.A.

Essa música ainda hoje é tocada com certa frequência, principalmente em bailes de formatura e noites de “flash back” dos anos 70 e 80. Tenho quase certeza que você já a ouviu pelo menos uma vez na vida. Em todo caso, eis a música com seu clipe oficial:

httpv://www.youtube.com/watch?v=CS9OO0S5w2k

Estou falando sobre a música neste post pois recebi um e-mail de um leitor perguntando o significado destas quatro letras que o Village People canta em sua música, e resolvi fazer este post para respondê-lo. Creio que muita gente também não sabe e poderão ficar sabendo desta curiosidade.

A sigla Y.M.C.A. quer dizer, em inglês, Young Men’s Christian Association, e em português foi traduzida como Associação Cristã de Moços. Essa associação, de acordo com a Wikipedia, foi fundada em 1844, com o objetivo de “oferecer aos jovens que chegavam em Londres a trabalho, uma opção à vida nas ruas, incentivando a prática de princípios cristãos, conforme ensinados por Jesus Cristo, através de estudos bíblicos e orações“. O/A logotipo deles é a seguinte:

Veja também:  Curiosidades sobre a origem de algumas palavras usadas em inglês

ymca logo

Ainda segundo a Wikipedia, o processo de “internacionalização” desta associação começou em 1884, sendo que hoje está presente em 124 países diferentes e conta com 45 milhões de afiliados. Entre estes países está o Brasil. Em sua página eles se autodefinem como “um movimento cristão, ecumênico, voluntário e mundial a serviço de todos; mulheres e homens, jovens e velhos, e que procura compartilhar o ideal cristão de construir uma comunidade humana de justiça com amor, paz e reconciliação com plenitude para a vida e para toda criação.

No dia 13 de janeiro de 1979, a Y.M.C.A. entrou com um processo contra o grupo Village People por difamação, pois segundo eles, o grupo utilizou o nome da associação de forma pejorativa. Não sei dizer o resultado do processo, mas esses são os fatos, de acordo com pesquisas feitas na internet.

Independente de qualquer coisa, o fato é que a associação continua “a todo vapor” atualmente a música continua tocando aqui e ali.

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado desta curiosidade. Se você quiser saber o significado de alguma sigla que desconheça, entre em contato que buscarei a informação para você. E caso você queira ver a letra da música, clique aqui.

Veja também:  Sinais matemáticos em inglês

Até mais,

Ueritom

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *