Phrasal verbs? Que bicho é isso?

Este post já foi lido 6977 vezes desde 27/06/2015

Que boa parte dos verbos possui mais de um significado, você já deve saber. Por exemplo, o  verbo to ask pode ser tanto perguntar (fazer uma pergunta) quanto pedir (fazer um pedido a alguém). O próprio verbo to be pode significar ser ou estar, dependendo do contexto. Essa inclusive é uma das primeiras aulas que se tem no inglês.

No entanto, alguns verbos podem ser “combinados” com preposições ou advérbios e assim ter um significado completamente diferente do que teriam em separado. Esses tipos de verbos são chamados de Phrasal Verbs, ou Verbos Frasais em português.

phrasal verbs

Os Phrasal Verbs são usados para dar um tom mais informal à conversa e nunca devem ser traduzidos separadamente, pois muito provavelmente a frase ficará sem nexo. Lembre-se sempre de que deve-se analisar o contexto que uma frase ou fala está inserida, pois o seu significado pode variar. Conforme você adquire “experiência” com eles, você começará a fazer isso automaticamente.

Os dicionários geralmente trazem os verbos frasais que podem ser formados com determinado verbo. Isso acontece em dicionários online também. Como exemplo vou citar uma pesquisa que fiz no Dictionary.com pelo verbo look. Inicialmente aparecem as definições do verbo. Lá pelas tantas aparece escrito “Verb phrases“, e então exibe os phrasal verbs que podem ser criados com o verbo e as suas definições. Para o caso do look, tem look after, look for, look in e look down on. Cada um desses verbos possui significado diferente.

TIPOS DE PHRASAL VERBS

Os  Phrasal Verbs podem se dividir basicamente em Transitivos e Intransitivos. Os intransitivos são aqueles que não aceitam “objetos” na sequência da frase, ou seja, são verbos que por si só já bastam, não precisam de complementos. Ex: The car broke down. O verbo break down (lembre que break é um verbo irregular) já é suficiente para indicar a ação, que é o carro quebrado. É possível adicionar um advérbio ou substantivo para especificar quando ou onde o fato ocorreu, mas caso não haja a frase ficará completa.

phrasal verbs - give up

 Já os verbos transitivos são aqueles que ficam incompletos sem complemento.  Ex: We turned off the lights before leaving home. O verbo turn off significa desligar, porém por si só não é suficiente, pois quando desligamos, desligamos algo, e é necessário informar na frase o que está sendo desligado.

Os verbos frasais transitivos podem ser “separados” ou não, dependendo de cada caso. Nos verbos que são separados, o objeto fica entre a primeiro e a segunda parte do verbo.

Ex:

  • talked my mother into letting me borrow the car.
  • She looked the phone number up.

Já alguns phrasal verbs são inseparáveis. Ou seja, o objeto sempre irá aparecer após o verbo, nunca no meio.

  • ran into an old friend yesterday.
  • They are looking into the problem.

Por fim, temos os verbos onde é opcional o seu uso. Tanto pode ser separado como não.

  • He tried to pass the fake watch off as a real Rolex.
  • He tried to pass off the fake watch  as a real Rolex.

VÍDEO SOBRE PHRASAL VERBS

Aproveite para assistir um vídeo da professora Jennifer, que possui um canal no Youtube dedicado ao ensino da língua inglesa. Neste vídeo ela fala sobre phrasal verbs de forma bem didática. Assista ao vídeo, que é tem a transcrição no próprio vídeo para facilitar a compreensão do assunto:

httpv://www.youtube.com/watch?v=TLeNXRHBnpA

Bem, por hoje é isso. Espero ter sido útil. No próximo post publicarei a lista dos phrasal verbs mais comuns. Caso tenham dúvidas, entre em contato ou deixe comentário.

Até mais,

Ueritom

13 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *