O que significa a expressão “XOXO”?

Este post já foi lido 19196 vezes desde 27/06/2015

Existem muitas expressões que são usadas no inglês informal que podem causar confusão na cabeça de quem está aprendendo o idioma, tanto no inglês escrito quanto no inglês falado. A expressão de hoje é utilizada no inglês escrito, e pouca gente sabe o que quer dizer. A expressão é XOXO.

Esta expressão não pode ser considerada uma sigla, pois suas letras não representam palavras em específico, como é o caso do WTF, que quer dizer What the f*ck ou BTW que quer dizer by the way, por exemplo (Veja algumas das siglas mais comuns em inglês aqui).

significado de xoxo

Ela é usada na maioria das vezes em cartas, SMS ou e-mails em inglês, e é uma maneira informal de se despedir. A pronúncia da palavra é como se a soletrássemos, ficando algo como “écs-ôu-écs-ou” (lembre-se que o alfabeto inglês tem pronúncia diferente do nosso alfabeto).

Basicamente, XOXO quer dizer beijos e abraços, e conforme descrito no parágrafo anterior, é uma maneira informal usada para se despedir. Pode parecer um pouco estranho para nós que não somos falantes nativos, mas é uma expressão que muita gente usa e, portanto, devemos conhecê-la.

Não se sabe muito bem a origem desta expressão, assim como a da palavra OK. Porém existem algumas “teorias” sobre o seu significado.


Há quem diga que as letras X representam o abraço, como se fossem duas pessoas se abraçando, e as letras O representam o formato da boca ao beijar.

Há quem diga também que o X representa os lábios de duas pessoas se beijando, enquanto que a letra O neste caso representaria quatro braços formando um abraço. Por fim, existe a teoria que “na Idade Média as pessoas costumavam colocar nos envelopes uma cruz para simbolizar a honestidade e um beijo para representar a sinceridade. Neste caso a letra X significaria o beijo, já que a maioria da população não sabia ler nem escrever” (esta informação foi tirada daqui).

Não tenho certeza quanto ao que vou dizer agora, porém creio que o fato de ambas as letras estarem repetidas serve para indicar o plural (no caso, beijos e abraços em vez de beijo e abraço).

Independentemente de sua origem, temos que conhecer esta expressão, pois ela está presente no uso diário dos falantes nativos da língua inglesa. Com certeza nem todos a usam, porém caso alguém te mande um XOXO, você já saberá que ela está te mandando beijos e abraços e não ficará “perdido” na conversa, nem achando que está sendo “insultado”. 🙂

Espero que esta informação tenha sido útil a você.

XOXO,

Ueritom

6 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *