One x A: quando usar cada um deles?

Este post já foi lido 1543 vezes desde 27/06/2015

Nos tempos de escola, nas aulas de Língua Portuguesa (se você mora no Brasil pelo menos), aprendemos que a palavra um (assim como uma também) poderiam ser tanto numeral (número 1) quanto um artigo indefinido, ou seja, onde não se é bem específico no que se está falando, seja por desconhecimento ou por não querer revelar a informação mesmo.

Eu particularmente nunca entendi muito bem a diferença entre os dois em português, mas também nunca perdi sono por causa disso (risos). Fica meio confuso no nosso idioma porquê se usa a mesma palavra para ambos, o que acaba gerando muita dúvida. Essa dúvida acaba de certa forma sendo “transferida” para o inglês também, pois se você não consegue identificar se está se usando um número ou um artigo em português, teoricamente em inglês ficaria “complicado” também de entender.

Veja também:  Promoção inicial de aulas..

No entanto, em inglês existe uma diferença com relação ao português nesse quesito: existem duas palavras para representar um/uma (essa frase ficou meio estranha, não acham? hehe): usa-se a palavra one para quando for numeral e a/an para quando for artigo indefinido. A questão é: quando se usa cada um deles?

diferença entre a e one

Bem, de forma resumida, usa-se a/an quando nos referimos a algum item ou objeto, e não outro. Por exemplo, na frase I want to buy a car, a pessoa quer dizer que ela quer comprar um carro e não uma moto, nem um avião ou um iate. Neste caso, estamos “comparando” o carro com as outras possibilidades que poderiam ser compradas (se a pessoa tivesse dinheiro claro..hehe)

Já se eu disser I want to buy one car, me refiro especificamente à quantidade de carros que quero comprar (quero apenas um, não três nem cinco), pois one é numeral e indica quantidade. Na maioria das vezes, usa-se o artigo indefinido (a/an), porém é necessário entender este conteúdo para saber diferenciar um do outro.

Veja também:  Nova promoção

O ideal é bolar frases com o uso de cada uma delas, para melhor fixar o conteúdo na mente. Espero que todo mundo que entendeu a diferença deixe a comment com one sentence de exemplo.

No mais, me despeço por aqui e desejo a Happy Easter para todos! Até mais!

Ueritom

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *