Plurais “irregulares” dos verbos

Este post já foi lido 1270 vezes desde 27/06/2015

A concordância verbal é algo que sempre confunde muita gente. Saber qual forma usar para determinado sujeito pode ser um problema às vezes. Em inglês, o problema não é tão “grave”, pois as conjugações dos verbos não possuem um tipo diferente para cada sujeito. No entanto, existem algumas peculiaridades em alguns casos que devemos prestar atenção.

Refiro-me mais especificamente ao tempo do verbo, que pode ser singular ou plural. No geral, quando temos dois ou mais sujeitos, o verbo fica no plural, e quando o sujeito representa uma pessoa ou objeto apenas, fica no singular.

singular verbs

Ex: She plays volley (Singular) / They play volley (plural).

A palavra She (ela) representa um sujeito apenas e portanto está no singular. Já a palavra They (eles/elas) representa mais de uma pessoa e consequentemente estará no plural. Pode acontecer também de termos dois sujeitos “separados” que no contexto colocam o verbo no plural.

Ex: She and her brother play volley.

Neste caso temos dois sujeitos: she (ela) e her brother (o irmão dela), que juntos equivalem a They (eles) e com isso o verbo vai para o plural.

Após esta introdução, vou falar um pouco sobre algumas situações que não seguem esta regra padrão, e que deixam o verbo no singular mesmo se houver mais de um sujeito:

  • Áreas do conhecimento que terminam em -ics, como Mathemathics, quando usadas no sentido de “The study of..” (o estudo de/da) geralmente deixam o verbo no singular. Ex: Acoustics is the study of the behaviour of sound.;
  • O uso de unidades de tempo, medida, montantes de dinheiro, distância, volume e peso levam o verbo para o singular também. Ex: One thousand kilometers is a huge distance.;
  • Os pronomes  each, everyone, every one, everybody, anyone, anybody, someone, andsomebody estão no singular e requerem conjugação equivalente, mesmo que o substantivo antes do verbo esteja no plural. Ex: Each of the girls sings well.
  • Quando conectamos dois sujeitos com or, nor, Neither/nor ou Either/or, é necessário também deixar o verbo no singular. Ex: Neither Juan nor Carmen is available.

Existem ainda outras situações em que isto ocorrem, sendo que algumas são “pegadinhas”. No entanto, não colocarei todas aqui para não ficar muito extenso. Se você quiser saber mais, visite esta, esta, esta e esta página.

Apesar de parecer um pouco complicado, não fique muito preocupado com este tema. Lembre-se que existe diferença entre a conjugação do singular e do plural apenas na forma presente, e também que apenas a terceira pessoa do singular é diferente das outras neste caso. Na maioria dos casos, independentemente de se requerer o uso de singular ou plural, o verbo será conjugado da mesma forma.

Em todo caso, fique à vontade para perguntar ou deixar comentários.

Até mais,

Ueritom

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.