As pronúncias das vogais em inglês

Este post já foi lido 9271 vezes desde 27/06/2015

Desde a reforma ortográfica, o nosso alfabeto e o alfabeto inglês voltaram a ser iguais em quantidade de letras (ambos com 26 letras cada). O que muda é a pronúncia de cada letra individualmente e também nas palavras. Isso confunde boa parte das pessoas que estão aprendendo, pois palavras que possuem as mesmas letras ou grupos de letras possuem sons diferentes. Veja o exemplo do -ough, o qual já falei aqui. Ele possui nada menos que 8 pronúncias diferentes!

Hoje, no entanto, vou falar sobre as pronúncias das vogais em inglês. As vogais em inglês são as mesmas que temos em português (A, E, I, O e U), porém elas em conjunto possuem 15 sons diferentes, de acordo com a palavra. Continue lendo para conhecer essas pronúncias e ver alguns exemplos.

sons das vogais em ingles

Antes, porém, duas observações:

  1. os sons das vogais mencionados abaixo referem-se aos casos de as vogais serem tônicas. Quando não são, geralmente elas têm o som do schwa);
  2. estes sons também se referem aos casos em que a vogal está “sozinha”, no sentido de não estar acompanhada de nenhuma outra vogal. Nestes casos, geralmente a “dupla” de vogais se combinam para formar um som, mas isto é tema para outro post.

PRONÚNCIAS DO A

A letra A, que é a primeira letra do alfabeto, pode ser pronunciada basicamente de três maneiras diferentes:

  • êi: cake, mistake, base, say;
  • é: cat, bad, cast, tag, flash;
  • ó: call, mall;

PRONÚNCIAS DO E

Já a letra E pode ser pronunciada de duas maneiras diferentes. A primeira é com o som de I, como em be. Este I será curto caso tenha apenas uma letra E, ou mais prolongado caso tenha duas letras E, como em meet ou bee.

A segunda maneira de pronunciar o E é com som de é, como na palavra met.

PRONÚNCIAS DO I

A letra I, por sua vez, possui dois sons diferentes: o primeiro lembra o nosso ai, como em white e nice. O segundo som lembra um E fechado, como em wit, bit, bitch e six.

PRONÚNCIAS DO O

A letra O é um pouco mais “eclética” que as outras e possui seis sons diferentes. O primeiro lembra ou, como em hope, close e clothes. O segundo é meio que uma mistura de O aberto com A, como na palavra hop. O terceiro parece um O aberto, como em floor, door e chocolate.

O quarto tipo parece um U um pouco mais prolongado, como em soon. O quinto  tipo parece com a pronúncia que usamos para a letra A antes de M ou N (o primeiro A de lâmpada). Ex: good e blood. Por fim, o sexto tipo tem som de áu e é pronunciado quando a letra O vem antes de W (nem sempre – exceção: flow). Ex: now, how.

PRONÚNCIAS DO U

Por fim, temos a letra U com dois sons diferentes: o primeiro é o som de íu, como em unique e Utah. O segundo som é um som semelhante ao nosso . Ex: fun, unbreak.

Obs: se a letra U vier depois da letra G e antes de E ou I, ele não será pronunciado. É o que chamamos de silent letter.

Para finalizar, um vídeo que fala sobre o tema, para você praticar. Sugiro que você ouça uma palavra, pause o vídeo e tente pronunciá-la da forma mais parecida possível:

httpv://www.youtube.com/watch?v=1VuLGMilVqU

Por hoje é isso. Espero que tenha sido útil. Em caso de dúvida, é só deixar comentário.

Até mais,

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *