Qual é a diferença entre half-brother e stepbrother?

Uma família (seja em inglês ou em qualquer idioma) pode ter várias composições. Os acontecimentos das vidas das pessoas fazem com que elas possam mudar (seja através de nascimento, divórcio, casamentos, adoções, entre outros) e para cada tipo de relacionamento existe uma nomenclatura diferente.

O post de hoje é para responder um leitor do blog que perguntou: qual é a diferença entre half-brother e stepbrother? Vamos neste post responder a esta pergunta.

Antes vamos entender cada conceito separadamente e depois explicar a diferença entre eles.

Half-brother

A palavra half em significa meio ou metade. Sendo assim, half-brother significa literalmente meio-irmão. Ou seja, não é “100% irmão”. Com isso eu quero dizer que o irmão é apenas “por parte de mãe” ou “por parte de pai”. O mesmo vale para half-sister, que significa meia-irmã.

Dizemos que temos um brother ou uma sister quando ele ou ela é filho do mesmo pai e da mesma mãe. No meu caso, eu tenho um irmão chamado Klaibson, que atualmente tem 37 anos. Ele é filho tanto do meu pai quanto da minha mãe. Ela acabou ficando viúva e casou de novo, e acabou tendo uma filha desse novo casamento com o meu padrasto. O nome dela é Maria Celeste e ela tem atualmente 19 anos. Como a gente “compartilha” apenas a minha mãe, ela é minha half-sister.

Um half-brother ou uma half-sister pode vir de um novo relacionamento após um divórcio, viuvez ou até mesmo uma “produção independente”, como dizem alguns.

Resumindo: Half-brother ou half-sister é quando você tem apenas o pai ou a mãe em comum com o seu irmão ou irmã.

Você sabe qual é a diferença entre stepbrother e half-brother?

Stepbrother

Já o stepbrother ou também stepsister é quando o irmão ou irmã não tem nenhuma relação direta com a gente. Ele é filho ou filha do stepfather (padrasto) ou da stepmother (madrasta) e acabam convivendo juntos (ou não) porque um dois pais de uma parte se casou ou foi morar junto com a mãe da outra parte. Eles acabam virando “irmãos por tabela”.

Voltando ao caso da minha família, meu padrasto não teve filhos antes de se casar com a minha mãe, mas meu pai teve dois filhos antes de casar com a minha mãe. Os nomes deles são Vanderlei e Sandra. Então minha half-sister Maria Celeste é stepsister do Vanderlei e da Sandra, pois eles não têm nem o pai e nem a mãe em comum.

Half-brother x stepbrother

De maneira resumida, a principal diferença entre half-brother e stepbrother (e também entre half-sister e stepsister) é a chamada “relação de sangue”. Se você tem algum parentesco de sangue, você é half-brother/half-sister. Se você não tem nenhum, você é stepbrother/stepsister.

Para finalizar, considere a lista abaixo:

  • Brother/sister: 100% de parentesco (mesmo pai E mesma mãe)
  • Half-brother/half-sister: 50% de parentesco (mesmo pai OU mesma mãe)
  • Stepbrother/stepsister: 0% de parentesco (pai e mãe diferentes, porém unidos por um relacionamento)

Caso tenha ficado alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *