Tive que parar meu curso. E agora?

Este post já foi lido 1149 vezes desde 27/06/2015

Olá a todos..

O post de hoje foi inspirado em um e-mail recebido de um leitor do blog, que disse que terá que parar o seu curso por enquanto e pede sugestão do que fazer. Segue a mensagem enviada por ele:

Boa tarde Ueritom,

Gostaria de uma dica sua: acabei de concluir o nível 1 (de 2) Intermediário, em um curso de inglês local. Infelizmente terei de parar neste semestre, provavelmente voltando apenas no ano que vem. Que tipo de estudo, leitura, ou método seria melhor utilizar neste período sem aulas? Tenho receio de, quando voltar, ficar totalmente perdido.”

Creio que isso deva ser algo que aconteça com uma certa frequência com algumas pessoas, seja por esse ou por aquele motivo. Sendo assim, vou tentar dar algumas dicas ao leitor que escreveu, e também a todos que possam se interessar por este tema.

Inglês para Leigos - Curso online de inglês grátis

O primeiro passo para quem deixa de estudar de maneira regular como ele vinha fazendo (no caso, ele fazia um curso de inglês) é não abandonar definitivamente o idioma. Não sei o motivo que o levou a parar com o curso, pois ele não me falou, porém ele tem que continuar se dedicando, mesmo que por pouco tempo, ao estudo do idioma. Caso contrário, ele irá “enferrujar” e esquecerá boa parte do que aprendeu no tempo em que esteve fazendo curso.

Ele mencionou que pretende voltar no próximo semestre.  Isso é ótimo, pois demonstra que não desistiu de estudar. O fato de ter me escrito pedindo orientações mostra também que é uma pessoa interessada e com vontade de vencer. Esse é o primeiro passo a ser dado.

Com relação a materiais, bem, não dá pra dizer exatamente um “caminho” a seguir ou uma ordem exata, pois isso vai depender do nível em que ele está, bem como do tempo disponível e da maneira que aprende. Ele não deu muitos detalhes, então fica um pouco difícil precisar o que funciona bem para ele.

No entanto, recomendo de forma “genérica” que se trabalhe um pouco de cada área da prática de um idioma. Ou seja, leitura e escrita, ouvir (listening) e conversação. Recomendo também, caso haja tempo, que interaja com outras pessoas, tanto para praticar o inglês quanto para trocar ideias. Existem alguns artigos já escritos aqui no blog que podem ajudar em todos esses casos. Veja:

Esses são alguns posts que publiquei que podem ser úteis nesse tempo que ele vai se ausentar do curso. Sugiro que veja todos, ou pelo menos os que lhe interessarem mais. Se navegar pelo blog, com certeza vai achar mais coisa que lhe será útil. Mas esta lista que fiz já dá para começar. Basta apenas reservar algumas horas por semana para manter a “roda girando”, como se diz.

Espero que este post seja útil tanto ao leitor que escreveu quanto a quem o estiver lendo neste momento. Se gostou, deixe comentário ou, em caso de dúvidas, entre em contato.

Uma ótima semana a todos,

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *