Usos da palavra “Like” em inglês – parte 1

Este post já foi lido 1353 vezes desde 27/06/2015

A palavra like é bastante “versátil” dentro da língua inglesa. Ela pode ser usada em várias situações diferentes, com significados e classes gramaticais diferentes. Não por acaso está entre as palavras mais usadas da língua inglesa. No post de hoje, tentarei mostrar os principais usos que são feitos desta palavra, para que você passe a “gostar”mais dela. Como o assunto é um tanto extenso, falarei sobre ele em duas partes. Vamos a elas.

VERBO

Um dos principais (se não o principal) usos do like é como verbo, que significa gostar. É um verbo regular, e como tal segue a “conjugação padrão” da língua inglesa, tanto para o presente quanto para o passado. Após o verbo like é sempre exigido um complemento. Sendo assim, não podemos dizer apenas “I like“. É necessário dizer do que se gosta, nem que para isso seja necessário por o pronome it. Exemplo:

  • I don’t like the way you treat people.;
  • Sandra doesn’t like me.;
  • Mara liked her new haircut, but I didn’t like it.;

Podemos usar like também quando nos referimos a atividades, como dançar, cantar, jogar xadrez, etc. Neste caso, deve-se usar um verbo após o like. Isso pode ser feito de duas maneiras: a primeira é com o verbo no infinitivo (sem conjugação e com a partícula TO na frente) e a segunda é usar o gerúndio. Sendo assim, para dizer que Marcos gosta de jogar futebol, podemos dizer tanto Marcos likes to play soccer quanto Marcos likes playing soccer.

Like verb noun

Se você quiser usar um advérbio para intensificar o quanto você gosta (ou não) de algo, você deve usá-lo antes do like ou após o objeto. Ou seja, podemos dizer Marcos likes to play soccer very much, porém a frase Marcos likes very much to play soccer está incorreta.

Finalizando a parte de verbos, o like pode ser combinado e formar os verbos to look like e to be like. O significado de ambos é semelhante, porém não exatamente igual. A primeira forma é usada quando queremos perguntar como uma pessoa é fisicamente. Já a segunda forma é usada quando queremos perguntar como uma pessoa é, tanto fisicamente quanto de personalidade. Além do mais, to be like pode também ser usado quando nos referimos a coisas e lugares. Veja exemplos:

  • What does John look like? He has black hair and he wears glasses.

  • What is she like? Oh, she is very interesting. She is very involved in community activities and loves the outdoor.

Por hoje é isso. I expect you like this post. If so, please click on Like below the post title and share with your friends. Thanks!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.