Valentine’s Day – o Dia dos Namorados em inglês

Este post já foi lido 3085 vezes desde 27/06/2015

No Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho. Porém somos “exceção”. Boa parte dos países, principalmente os do Hemisfério Norte, a celebram no Dia 14 de fevereiro. Esta data é chamada de Valentine’s Day nos países de língua inglesa.

Este é um dia onde casais saem para jantar, mandam flores, presentes, cartões, entre outras coisas, dependendo de cada casal e da disponibilidade de cada um. Muitas pessoas consideram que o Valentine’s Day não deve ser “oferecido” apenas aos namorados, cônjuges e afins, mas sim a qualquer pessoa que seja importante em sua vida, como pais, filhos, irmãos e qualquer outra pessoa que você ame.

Valentine's Day

A origem desta data remonta à Idade Média, onde existiu um bispo chamado Valentim, que viveu no Império Romano, no tempo do imperador Claudio II. A versão oficial diz que o imperador proibiu os casamentos, pois considerava que ter esposa e família “atrapalhava” os jovens guerreiros e com isso eles “rendiam” menos.

O bispo Valentim, não concordando com esta ordem, desafiou o imperador e continuou realizando casamentos escondido, até o dia em que ele foi descoberto e preso, até que acabou morrendo na prisão. O dia 14 de fevereiro teria sido o dia da sua morte.

Dizem que na prisão, antes de morrer, o bispo Valentim teria se apaixonado pela filha do carcereiro, que lhe fazia visitas com frequência. Ele teria escrito uma carta de amor a ela, e se despediu com a expressão “From Your Valentine” (obviamente não em inglês, mas a expressão “pegou” e é usada até hoje em cartões nos países de língua inglesa).

Existem outras versões para a origem desta data, como rituais pagãos romanos e a existência de outros Valentins. Veja este post do site MegaCurioso onde você pode encontrar mais informações a respeito.

A expressão Valentine, portanto, deriva do nome de “São” Valentim, e é amplamente usada entre os namorados e amantes em países que falam inglês. Falando nisso, se você quiser praticar o seu inglês, assista ao vídeo abaixo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=YguF1pcBWYI

Você pode também ouvir o podcast da Lisa, falando sobre o Valentine’s Day, em 2013:

Por fim, caso você queira, você pode visitar esta página, que contém alguns poemas relacionados ao Valentine’s Day.

Por hoje é isso. Deixo agora aberto aos comentários com a pergunta: você já tinha ouvido falar do Valentine’s Day? Tem alguma informação a acrescentar? Deixe seu comentário!

Até mais,

Ueritom

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *