Os verbos irregulares e suas “categorias”
|Este post já foi lido 10243 vezes desde 27/06/2015
Os verbos irregulares em inglês costumam ser uma “pedra no sapato” de qualquer estudante do idioma. Isso porque eles não seguem a regra “tradicional” e que é usada nos verbos regulares, que é acrescentar o -ED no passado. Como cada verbo é utilizado “à sua maneira”, fica mais difícil (porém não impossível) conhecer as variações de cada verbo. Isto é algo que requer tempo e prática, e é algo necessário, pois entre boa parte dos verbos mais comuns em inglês são irregulares.
Apesar disso, é possível dividir os verbos irregulares em algumas categorias, pois alguns deles têm características semelhantes, mesmo sendo irregulares. Abaixo você verá algumas essas “categorias” e alguns dos verbos que se encaixam em cada uma delas. Nas listas abaixo serão exibidas três formas de cada verbo, nesta ordem: infinitivo (em negrito), passado e particípio.
1. VERBOS QUE NÃO MUDAM NO PASSADO E NEM NO PARTICÍPIO
Alguns verbos irregulares mantêm a mesma conjugação para o presente, o passado e o particípio (exceto a terceira pessoa do singular do presente, que tem -s ou -es acrescentado ao final do verbo):
bet -> bet, bet;
burst -> burst, burst;
cost -> cost, cost;
cut-> cut, cut;
hit-> hit, hit;
hurt-> hurt, hurt;
let-> let, let;
put-> put, put;
quit-> quit, quit;
read -> read, read;
set-> set, set;
shut-> shut– shut;
split -> split, split;
Note que a maioria destes verbos terminam e -t. Isso não quer dizer, porém, que todo verbo com essa terminação será conjugado desta maneira. Os verbos get, fight e sit são irregulares porém são conjugados de maneira diferente no passado e/ou no particípio.
2. AS “CÓPIAS”
Alguns verbos que são derivados de outros possuem conjugações semelhantes aos seus “originais”. É o que acontece em português com os verbos ter e reter, por exemplo. O verbo reter é derivado do verbo ter e possui as mesmas conjugações:
come-> came, come / become-> became, become;
draw-> drew, drawn/ withdraw-> withdrew, withdrawn;
get-> got, gotten / forget-> forgot, forgotten;
give-> gave, given / forgive-> forgave, forgiven;
stand-> stood, stood / understand-> understood, understood;
write-> wrote, written /rewrite-> rewrote, rewritten;
3. -OUGHT/-AUGHT
Os verbos que terminam em -ought ou -aught não possuem nenhuma regra específica para terem esta terminação, porém como são totalmente diferentes dos seus verbos originais, podem ser classificados juntos:
bring-> brought– brought;
buy-> bought– bought;
catch-> caught– caught;
fight-> fought– fought;
seek-> sought– sought;
teach-> taught– taught;
think-> thought– thought;
4. PASSADO E PARTICÍPIO IGUAIS
Existem também verbos que são irregulares, mas cujos passado e particípio são iguais (os verbos da categoria 3 se encaixam aqui também):
bend-> bent, bent;
build-> built, built;
feed-> fed, fed;
hang-> hung, hung;
hold-> held, held;
keep-> kept, kept;
lead-> led, led;
lend-> lent, lent;
light -> lit, lit;
lose-> lost, lost;
mean-> meant, meant;
meet-> met, met;
pay-> paid, paid;
send-> sent– sent;
sell-> sold, sold;
spin -> spun, spun;
sit-> sat, sat;
sleep-> slept, slept;
spend-> spent, spent;
sweep-> swept, swept;
win-> won, won;
5. VERBOS TERMINADOS EM -OW
A maioria dos verbos terminados em -ow segue o padrão -ow/-ew/-own. Veja alguns deles:
blow-> blew, blown;
grow-> grew, grown;
know-> knew, known;
throw-> threw, thrown;
Uma exceção a essa “regra” é o verbo show, cujo passado é showed em vez de shew e o particípio pode tanto ser shown quanto showed. Quase um verbo regular. 🙂
6. VERBOS DE DUAS SÍLABAS CONTENDO A LETRA I NA PRIMEIRA E A LETRA E NA SEGUNDA
Essa lista é compostas pelo verbo write e semelhantes, que trocam o I pelo O no passado e no particípio o I se mantém mas é adicionado N ao final:
drive-> drove, driven;
ride-> rode, ridden;
rise-> rose, risen;
write-> wrote, written;
7. I -> A -> U
Esta lista é composta por verbos irregulares cuja sílaba tônica contem a letra I. Para estes verbos, no passado o I é substituído por A e no particípio por U:
begin-> began, begun;
drink-> drank, drunk;
ring-> rang, rung;
sing-> sang, sung;
swim-> swam, swum;
8. OS “BIPOLARES”
Dei este nome ao item 8 porque os verbos aqui mencionados possuem mais de uma conjugação para o passado e/ou particípio, sendo que na maioria das vezes uma delas é a conjugação regular (a que termina em -ed) do verbo. No geral, a forma regular neste casos é mais usada no inglês americano, enquanto que a forma irregular é mais usada no inglês britânico. Veja alguns exemplos:
burn -> burned/burnt, burned/burnt;
clothe -> clothed/clad, lothed/clad;
dive -> dived/dove, dived;
dream -> dreamed/dreamt, dreamed/dreamt;
hang -> hanged/hung, hanged/hung;
learn -> learned/learnt, learned/learnt;
melt -> melted, melted/molten;
misspell -> misspelled/misspelt, misspelled/misspelt;
spin -> span/spun, spun;
É importante lembrar que não existem regras específicas aqui, e sim alguns padrões que foram observados e que tornou possível o “agrupamento” de alguns verbos. Existem ainda muitos outros verbos irregulares que não estão nesta lista por serem irregulares “de essência” e não seguirem padrão nenhum. Em todo caso, resolvi publicar este post pois creio que esta lista poderá “facilitar” o seu aprendizado dos verbos irregulares.
Em caso de dúvida, deixe comentário que responderei assim que possível.
Até mais,
Ueritom
Muito bom post. Me ajudou bastante. Obrigado!
Obrigado, Luciano! 🙂
Thank you very much for your tips, Ueriton.
Thanks, Carlos! 🙂
Hello!
Ueritom,
I would like about your help here on blog is very useful.
Thanks, Claudia!
Bom dia Ueriton, Uma dica no que se refere ao ítem 3 dos verbos em ought ou aught. Na dúvida se escrevemos o passado simples e o particípio com a letra “a” ou a letra ” o”, basta olhar o infinitivo. Se no infinitivo constar a letra “a” o passado e particípio é escrito com com “a”. Se não constar é escrito com “o”. Ex: To think – Não tem a letra “a”, o passado é Thought — To teach tem a letra no “a” no infinitivo o passado é Taught.
Obrigado pela contribuição, Didier!
Ueritom, este post é muito útil para estudantes de Inglês que ainda não sabem muito sobre os verbos irregulares e também para aqueles que já sabem, como eu. Os verbos irregulares são bastantes complicados mas, como você disse, não é impossível aprender as variações de cada verbo e com tempo e prática, tudo dará certo.
Falou bonito, Bruna..obrigado por comentar!